Goiás discute plano diretor e normas de uso da água
O arroz é uma das culturas irrigadas que mais demanda água em Goiás.
As técnicas de manejo de água e a implantação do plano diretor de irrigação, que estabelece normas para o uso da água no estado de Goiás, foram tema de seminário promovido pela agenciarural. É que, diante da grande quantidade de água utilizada na irrigação, o setor agrícola tem papel fundamental no manejo correto de um bem ao mesmo tempo tão necessário e escasso.
De acordo com o engenheiro agrônomo Olivaldo Eustáquio Borborema, as normas de utilização da água pelos irrigantes já existem e são claras. Em entrevista à Televisão Anhanguera, ele disse que a consciência de preservação já pode ser notada na maioria dos produtores goianos, mas ainda tem quem consome a água de maneira inadequada.
Ainda segundo o engenheiro agrônomo Olivaldo Eustáquio Borborema, em Goiás a irrigação é mais utilizada nas lavouras de tomate, arroz, feijão e trigo. Ele informou também que não está definida a cobrança de taxas dos irrigantes pela utilização da água, porque o assunto ainda precisa ser melhor discutido com todos os setores envolvidos.