Investimentos devem ser pagos até segunda

De acordo com o parlamentar, o desembolso mínimo exigido é condição para o produtor receber um desconto de 15% sobre a parcela deste ano do Moderfrota, Prodecoop e Finame Agrícola Especial.

Os produtores rurais têm até a próxima segunda-feira (17), para pagarem o percentual de 15% das prestações de investimentos de 2007, contratadas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. O alerta é do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), relator da subcomissão de política agrícola, endividamento e renda rural da Comissão de Agricultura.

O saldo de 70% será prorrogado para um ano após a liquidação do contrato. No caso das linhas incluídas no Moderagro, Moderinfra, Prodefruta, Prodeagro, Propflora e Proger Rural o bônus será de 5%.

– É muito importante o produtor procurar o agente financeiro e honrar esse compromisso, caso contrário, perderá o rebate e a parcela será reajustada pelos índices previstos no contrato -, afirma.

A regra vale para as operações contratadas até 30 de junho de 2006, com taxas de juros superiores a 8,75%, adimplentes em dezembro de 2006 e desde que a renda principal do produtor seja originária das culturas de algodão, arroz, milho, soja, sorgo e trigo. Os contratos do Moderfrota com juros de 8,75%, o bônus estipulado é de 5%.

Renegociação de dívidas: O Grupo de Trabalho criado para negociar o alongamento das dívidas dos produtores rurais aguarda para esta quarta-feira (12), a contraproposta do governo federal ao projeto apresentado em setembro passado por parlamentares da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Os representantes do setor defendem a aplicação de bônus, redução de juros e prazo mínimo de 17 anos para pagamento dos débitos atrasados do crédito rural.

– O governo sabe que existe um acúmulo de dívidas muito grande e que precisa de uma solução -, argumenta Heinze.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter