Parboilizado foi tema de palestrante do Irga na Colômbia
O país anfitrião é o terceiro produtor de arroz das Américas, com 2,8 milhões de toneladas de arroz em casca.
Contando com mais de 300 participantes, o Congresso do Arroz, em Cartagena, na Colômbia, reuniu 26 países na semana passada. O país anfitrião é o terceiro produtor de arroz das Américas, com 2,8 milhões de toneladas de arroz em casca. Brasil e Estados Unidos colhem cerca de 12 e 9 milhões de toneladas/ano, respectivamente. A presença do Brasil foi expressiva, com mais de 30 participantes, destacando-se os dois estados maiores produtores: Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) participou por meio do engenheiro químico Gilberto Wageck Amato (foto), que abordou a produção do RS, em geral, com foco na parboilização, liderada pelo Estado. “No momento em que o Brasil experimenta um crescente aumento nas exportações, o evento foi importante para expor a qualidade do produto nacional”, destacou Amato.
Algumas palestras abordaram a expectativa de produção e preços no mercado internacional. “Devido à característica atípica da última safra, as opiniões sobre crescimento ou decréscimo foram muito divergentes”, afirmou.