Planeta Arroz desvenda “La Niña” e o mundo arrozeiro

 Planeta Arroz desvenda “La Niña” e o mundo arrozeiro

Revista já está circulando e apresenta os efeitos e medidas preventivas da lavoura de arroz para enfrentar o fenômeno climático “La Niña”, a chegada da “Safrinha Arrozeira” no Mato Grosso e o recuo estratégico no arroz transgênico.

Em circulação ainda no âmbito dos assinantes e com lançamento marcado para a Expointer 2010, a edição de número 35 da revista Planeta Arroz, apresenta os temas mais atuais e relevantes da cadeia produtiva arrozeira. A manchete de capa apresenta os efeitos do fenômeno climático “La Niña” e as medidas preventivas que o orizicultor dos principais estados produtores deverá adotar para se precaver de possíveis danos. O tema é analisado por técnicos e traz completa informação aos produtores.

Outro fenômeno que entra na pauta da cadeia produtiva do arroz a partir de agora é apresentado pela Planeta Arroz: a safrinha arrozeira no Mato Grosso. Com o desenvolvimento de cultivares de ciclo curto e alta produtividade, da AgroNorte Pesquisas e Sementes, o Centro-Oeste terá no arroz uma alternativa rentável ao milho e ao sorgo para a rotação de culturas com a soja. Hoje, a região enfrenta grave crise de preços no milho safrinha em razão da superprodução.

Até 2010 os sojicultores do cerrado brasileiro só tinham o milho e o sorgo como alternativa à leguminosa. Agora, o arroz entra com força e o Mato Grosso poderá duplicar sua produção anual em cinco anos, apenas aproveitando uma área de safrinha. A pergunta é: será que o mercado comporta? Técnicos e analistas respondem a pergunta. Para completar, publicamos uma pesquisa sobre as diferenças (e semelhanças) do arroz de sequeiro e do arroz irrigado no resultado da produção de arroz parboilizado.

O recuo da Bayer CropScience no processo que buscava a liberação do arroz LibertyLink (LL) transgênico, na CTNBio, também merece especial análise na edição 35 da Planeta Arroz, bem como a nova redação do Código Florestal Brasileiro e seu impacto sobre a orizicultura. As dúvidas e polêmicas em torno da classificação do arroz e das regras de recebimento da matéria-prima pelas indústrias, e a Instrução Normativa 12, também são enfocadas pela revista, bem como os sistemas de produção do estado do Piauí e, também, da Costa Rica.

O lançamento de novas cultivares, a agenda estratégica da cadeia produtiva para os próximos cinco anos, as safras no Brasil e no mundo, a conjuntura de mercado brasileiro, do Mercosul e mundial, bem como as análises dos principais consultores do cenário brasileiro e internacional, como Tiago Sarmento Barata, Élcio Bento, Regina Célia Gonçalves Santos, Patrício Méndez del Villar estão na edição de agosto. As melhores informações sobre o mundo do arroz fazem parte da Planeta Arroz, bem como as sessões Planeta Humor, Planeta News e Planeta Gente.

Para ler, assinar ou anunciar basta acessar o site www.planetaarroz.com.br . Você estará a um clic do mundo do arroz.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter