Lavoura em evolução

Nenhuma notícia é tão bem recebida pelo setor como a proximidade da liberação do cultivo de variedades transgênicas.

A cada safra, novas esperanças são semeadas na lavoura de arroz. E o ciclo não se finda. Na safra 2008/2009 não é diferente, mas as expectativas são favoráveis ao setor arrozeiro. Tudo indica que o mercado tende a ser um pouco melhor do que em 2008, apesar de alguns fatores manterem o setor em alerta. Mas se a safra é boa para quase todos os produtores – houve perdas por questões climáticas -, o estoque está mais ajustado, a exportação aumentou, os preços devem ser bons o suficiente para honrar os compromissos do setor, que enfrentou aumento no custo de produção. E é necessário que sobrem recursos para a subsistência e novos investimentos. 

E estes recursos são importantes para que a evolução das lavouras seja acelerada, ampliada, compartilhada. Em 2009 a lavoura do Mato Grosso e a do Rio Grande do Sul vão experimentar aumento produtivo, da produtividade e qualidade dos grãos, graças às novas variedades como Irga 424 e Cambará. Os projetos de transferência de tecnologia e otimização do manejo dão resultados. 

Mas nenhuma notícia é tão bem recebida pelo setor como a proximidade da liberação do cultivo comercial de variedades transgênicas. A nova tecnologia mudará o conceito e o manejo da lavoura, apresentando nova ferramenta de controle de insetos, doenças e invasoras. E no futuro permitirá acrescentar no arroz brasileiro características nutricionais demandadas pela população e até remédios. 

Quando a Planeta Arroz entra no seu 10º ano de vida é bom perceber que além da revista a lavoura está em evolução.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter