Soca em evidência

Livro ensina melhor manejo para essa prática
.

Prática que cresce em importância no manejo produtivo da lavoura de arroz no Brasil, o cultivo da soca de arroz está ganhando uma publicação específica com as melhores orientações técnicas sobre o tema. O pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Alberto Baêta dos Santos, transformou a experiência adquirida em mais de uma década trabalhando com a técnica no livro “O cultivo da soca de arroz irrigado”. 

A publicação, com quase 200 páginas, traz informações sobre os fatores que influenciam a produtividade desse sistema, que consiste na rebrota da lavoura após a colheita, possibilitando uma segunda safra. Nas condições adequadas, trata-se de uma prática vantajosa, pois aumenta a produção de grãos em uma mesma área, em menor intervalo de tempo e com custos reduzidos. 

O assunto é de importância para os produtores rurais nas pequenas ou grandes propriedades, que já lidam com a soca ou que pretendem iniciar esse tipo de cultivo. A obra, dividida em 10 capítulos, abrange desde aspectos agronômicos até estudos sobre a viabilidade econômica do empreendimento. 

“Até agora, as informações sobre o tema estavam dispersas e representavam trabalhos isolados, sem uma seqüência que permitisse uma maior divulgação da técnica”, justifica o autor, que se dedica há 28 anos ao melhoramento da lavoura de arroz na Região Centro-oeste. 

Um aspecto importante ressaltado pelo pesquisador Alberto Baêta é que a produção da soca exige menor uso de defensivos agrícolas em comparação ao plantio principal, uma vez que não se empregam herbicidas e raramente é necessário o uso de fungicidas para o controle de doenças. 

“É o uso sustentável das várzeas, que compreende a utilização de sistemas de cultivos múltiplos, produzindo duas a três safras por ano na mesma área”, enfatiza Alberto Baêta, garantindo que a alternativa é uma das mais viáveis para se aumentar a produtividade do arroz, particularmente nas regiões tropicais. 

Questão básica
No Brasil, embora não se disponha de levantamentos específicos quanto à área envolvida no cultivo da soca, presume-se que vários produtores, em diferentes regiões do país, conheçam e utilizem esse sistema de produção em pequenas áreas para aumentar a renda familiar. Mais recentemente, a prática tem sido experimentada em regiões tropicais, principalmente no Tocantins, onde tem despertado grande interesse dos produtores, em decorrência da obtenção de ótima relação benefício/custo. 

Para o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina (que estão entre os maiores produtores nacionais), Alberto Baêta avisa que a técnica não é tão recomendada por causa das baixas temperaturas que costumam ser registradas já a partir de abril e maio, nada favoráveis ao arroz. Do norte de Santa Catarina para cima, a prática já é aplicada em arroz irrigado. 

“Em áreas tropicais, temos esse período propício para a soca e que, bastante chuvoso, não aceita o plantio de soja ou feijão”, compara o pesquisador da Embrapa. 

O QUE É?
A palavra soca é de origem tupi (soka) e significa a segunda produção de uma dada cultura depois de cortada a primeira. É a capacidade de as plantas de arroz regenerarem novos perfilhos férteis após o corte dos colmos na colheita.

RENDIMENTO

O cultivo da soca de arroz pode render entre 20 e 35 sacos por hectare, dependendo das condições de clima e de solo. Experimentos em Santa Catarina registraram uma produtividade de 2.750 quilos por hectare. É pouco em relação à colheita principal (nesta safra, o rendimento no estado deve ficar em torno de 6,8 mil quilos por hectare), mas devido ao baixo investimento, acaba sendo rentável.

 

MÃOS

O pesquisador Alberto Baêta dos Santos assina o livro, mas ele recebeu a colaboração de várias pessoas para sua elaboração. Estiveram envolvidos na empreitada os agrônomos Evane Ferreira, José Geraldo da Silva, Luís Fernando Stone e Nand Kumar Fageria, o engenheiro agrícola Silvando Carlos da Silva, a bióloga Anne Sitarama Prabhu, a economista Osmira Fátima da Silva e a graduanda de Geografia Neiva Maria Pio de Santana.

 

RESUMO

O livro traz todo tipo de informação sobre a soca de arroz, incluindo recomendações sobre escolha de cultivares, preparo de solo, adubação, manejo de água na irrigação e colheita.

Interessados em adquirir o livro podem fazer pedido pelo telefone (62) 3533-2123.
O preço é de R$ 35,00.

 

 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter