A lavoura encolheu

 A lavoura encolheu

Lavouras do Mato Grosso do Sul serão menores na safra 2005/2006

MS reduzirá área na safra 2005/2006 de arroz irrigado.

A redução da lavoura de arroz no estado do Mato Grosso do Sul está se tornando realidade. A aguda crise que atinge o mercado orizícola está levando os produtores a colocarem em prática a proposta do presidente da Associação dos Produtores de Arroz e Irrigantes (Apai), Roberto Coelho, que desde o final do ano passado defende a idéia de reduzir a lavoura. Segundo ele, os produtores precisam derrubar os custos de produção para permanecerem no mercado e isso só será possível trabalhando com áreas menores. 

Segundo Roberto Coelho, a receita é usar apenas a terra que é mais produtiva e de fácil manejo para reduzir custos. Coelho é proprietário da Fazenda San Francisco, onde está instalada a maior lavoura de arroz do estado do Mato Grosso do Sul, com cerca de 1,2 mil hectares. Para a safra 2005/2006, a San Francisco deverá reduzir em aproximadamente 30% a área cultivada com arroz. 

Na safra passada, foram cultivados no Mato Grosso do Sul cerca de 53,1 mil hectares de arroz e o rendimento médio foi de 4,6 toneladas por hectare. 

Questão básica
O agrônomo Darci Azambuja, que trabalha na Fazenda San Francisco, explica que a baixa cotação do arroz no mercado afetou principalmente os produtores que trabalham em áreas arrendadas. Segundo ele, cerca de 70% dos arrozeiros do Mato Grosso do Sul dependem do arrendamento de áreas para plantar. “Os produtores estão enfrentando dificuldades em buscar recursos para investir na próxima safra. Muitas empresas só aceitam vender à vista e quem tem pouco recurso terá que plantar menos e desenhar uma lavoura com baixa tecnologia”, observa Azambuja.

 

Cicatrizes da crise

O péssimo momento do arroz no mercado brasileiro deixará cicatrizes. Sem recursos para investir no campo, os produtores do Mato Grosso do Sul já esperam uma queda de produtividade para as próximas safras. “Sem investir em tecnologia, principalmente em semente de qualidade e adubação, os produtores irão colher menos”, explica o agrônomo Darci Azambuja. Segundo ele, a Fazenda San Francisco alcançou a produtividade média de 7,5 mil quilos de arroz por hectare na safra passada e projeta colher no ano que vem uma média de aproximadamente 6,7 mil quilos por hectare. Além das perdas futuras na lavoura de arroz, muitas lavouras estão sendo substituídas pelo cultivo de soja, milho ou pecuária. A crise na orizicultura tem um sintoma bem claro: o preço do arroz não cobre os custos de produção.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter