Volta ao PASSADO

 Volta ao PASSADO

Roberto Coelho e Darci Azambuja em dia de campo da San Francisco

Lavoura do MS perdeu área e produtividade.

Menor área plantada e quebra de 15% na produtividade. Essa é a dura realidade da lavoura de arroz no estado do Mato Grosso do Sul. A crise de mercado está apresentando seus reflexos e fazendo o cultivo voltar no tempo. Segundo o agrônomo Darci Azambuja, da Fazenda San Francisco, sem recursos para investir no campo, os produtores usaram pouca adubação e menos produtos que são essenciais para o melhor rendimento da lavoura.

“O preço não decola e isso tranca toda a cadeia produtiva. Em algumas regiões, a redução de área chegou a 30%”, argumenta Azambuja. Conforme levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2005/2006 do Mato Grosso do Sul foi a menor das últimas décadas, ficando em 47,3 mil hectares, 14,8% a menos que no ano anterior, quando foram plantados 54,3 mil hectares. A crise afetou principalmente produtores que trabalhavam com áreas arrendadas, que tiveram dificuldades para pagar dívidas e no ano passado não tiveram condições de voltar a plantar.

Apesar das dificuldades, a Fazenda San Francisco pretende lançar para a próxima safra três novas variedades de arroz. As sementes básicas ainda estão sendo multiplicadas e não ganharam nomes comerciais. Segundo Darci Azambuja, as cultivares que serão apresentadas têm alto potencial produtivo, assim como a variedade Piracema, último lançamento da San Francisco. Segundo Azambuja, a cultivar Piracema atingiu produtividade média próxima de nove mil quilos por hectare nos cerca de 3,3 mil hectares onde ela foi cultivada na safra deste ano.

 

Clima

O tempo também não ajudou as lavouras de arroz do Mato Grosso do Sul. O excesso de chuva castigou áreas na região oeste do estado, enquanto que na região sul faltou água. Segundo Darci Azambuja, pelo menos 5% da área de arroz plantada foi perdida em razão de fatores climáticos. A Fazenda San Francisco tem a maior lavoura de arroz do Mato Grosso do Sul, com 3,4 mil hectares. Na safra 2005/2006, a média de produtividade nessa área foi de 6,4 mil quilos por hectare.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter