Um homem do arroz no comando do Irga

 Um homem do arroz no comando do Irga

Pery Francisco Sperotto Coelho

Em pouco mais de nove meses na presidência do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), o rizicultor Pery Francisco Sperotto Coelho, 42 anos, conseguiu imprimir um novo ritmo à autarquia estadual e, com a participação fundamental do qualificado quadro, oferecer suporte e mecanismos para que a orizicultura gaúcha supere o desafio da susten-tabilidade e da alta produtividade. O entrosamento com o conselho do instituto, formado por arrozeiros eleitos pela lavoura, também criou um ambiente favorável à tomada de decisões que demonstram estar o Irga retomando seu foco central: o suporte tecnológico para que o Rio Grande do Sul tenha uma lavoura competitiva.

Para chegar a este sucesso, conta muito a trajetória de Sperotto na política setorial. Além de orizicultor, ele já foi vice-presidente do Sindicato Rural de Butiá e Minas do Leão, diretor de mercado da Federarroz, membro fundador da Comissão do Arroz da Farsul e conselheiro do Irga.

 

Uma vida pelo arroz

Mais de 30 anos de história no desenvolvimento de 15 cultivares de arroz e pesquisas estratégicas de melhoramento para a indústria e a lavoura arrozeira pela Embrapa Clima Temperado foram encerrados em julho, com a aposentadoria do pesquisador Arlei Terres. Considerado um dos principais pesquisadores do sul do Brasil nesta área, Terres participou em 1980 da geração da BRS Irga 410, uma das mais utilizadas até hoje. Ele também foi responsável pelo melhoramento de cultivares com características especiais para nichos de mercado, como variedades japônicas.

A aposentadoria de Arlei Terres acontece aos 58 anos para que fixe residência em Capão do Leão, município próximo a Pelotas, no Rio Grande do Sul. O pesquisador destacava-se pela presença constante dentro da lavoura e em contato com os produtores. Para não perder muito deste contato, Terres formou uma horta nos fundos da casa e já tem convites para dar consultoria a empresas e produtores. Além disso, seu filho ingressou no curso de Agronomia na UFPel. O pai promete formar um novo melhorista.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter