Presidente do Irga participa de Dia de Campo Regional em Uruguaiana
Mais de 15 municípios da região foram representados por orizicultores, além da presença de arrozeiros de países vizinhos como Paraguai, Uruguai e Argentina.
Mais de 400 produtores conferiram, nesta quinta-feira (17), as principais tecnologias para a lavoura de arroz irrigado no Dia de Campo Regional. O evento, que aconteceu na Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), em Uruguaiana, foi promovido pela Associação dos Arrozeiros do município em parceria com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
O presidente do Irga, Cláudio Pereira, elogiou a organização do evento, o empreendedorismo e salientou que foi um excelente encontro de aproximação e conhecimento da realidade da região da Fronteira Oeste. O dirigente destacou a importância do Dia de Campo para troca de experiências entre produtores, além da difusão de tecnologias.
Conforme o coordenador da regional do Irga de Uruguaiana, Gustavo Hernandes, o Irga apresentou as recomendações de manejo, como o uso racional de fungicidas, melhoramento vegetal com linhagens promissoras, cuidados na colheita e pós-colheita e ensaios bioclimáticos.
Mais de 15 municípios da região foram representados por orizicultores, além da presença de arrozeiros de países vizinhos como Paraguai, Uruguai e Argentina.
Participaram os gerentes, do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), Rui Ragagnin, e da Divisão de Pesquisa, Sérgio Gindri, o prefeito do município de Uruguaiana, José Francisco Sanchotene Felice, o presidente da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana, Walter Arns, representantes de entidades ligadas ao setor, engenheiros agrônomos, pesquisadores, técnicos e interessados na cultura.