Mercado & Política do arroz

 Mercado & Política do arroz

Negativo

Os produtores de arroz de São Gabriel e Santa Margarida do Sul, na fronteira-oeste do Rio Grande do Sul, foram os mais atingidos pelas enchentes que ocorreram no estado no início de maio. A cheia causou uma quebra de 10% nas plantações de arroz dos dois municípios, o equivalente a 372 mil sacas perdidas em 3,1 mil hectares.

 

Positivo

O Irga renovou, no dia último dia 13 de março, o convênio de cooperação firmado com a Louisiana State University (LSU), dos Estados Unidos. O acordo prevê a troca de material genético e metodologia de pesquisa, além da capacitação e intercâmbio entre técnicos das duas instituições.

 

Novidade

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aproveitou a primeira Feira Tecnológica do Tocantins (Agrotins), realizada no início do ano, para colocar no mercado a BRS Bonança. A nova variedade de arroz para terras altas é resultado de pesquisas de melhoramento genético, que buscam cultivares mais adaptadas aos estados de Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Piauí e Tocantins.

 

Planeta arroz

• O arroz é o cereal mais utilizado na dieta humana, em todas as camadas sociais, e é um dos principais alimentos básicos consumidos pela população brasileira. 

• O consumo per capita no Brasil atingiu em 1991 seu índice máximo, alcançando 76,3kg/ano. Atualmente é de, aproximadamente, 74kg/ano, sendo superior à média mundial de 64,7kg. 

• O arroz é responsável por 12% das proteínas e 18% das calorias da dieta básica da população brasileira. 

• O Rio Grande do Sul produz arroz para 80 milhões de brasileiros. 

• Com apenas 20% da área cultivada com arroz no Brasil, o RS produz 50% do arroz consumido no país.

 

Sucupira

A variedade de arroz Sucupira que está sendo lançada pelo Centro de Pesquisa Internacional de Sinop, ligado à empresa Agro Norte, pode ocupar na próxima safra o vácuo deixado pela variedade Primavera, da Embrapa. Problemas agronômicos com a cultivar mais plantada no estado obrigaram a Embrapa a iniciar o processo de purificação genética, o que significa que não serão ofertadas sementes fiscalizadas ao mercado, por enquanto.

 

Safra

A estimativa da safra 2000/2001 em todas as culturas é de 94,3 milhões de toneladas de grãos. Esse número representa um incremento de 13,5% em relação à safra passada, que atingiu 83 milhões de toneladas. Com esse nível de produção, ocorrerá pelo terceiro ano consecutivo recorde de safra no país. Segundo o ministro da Agricultura, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, houve um investimento de R$ 400 milhões para a comercialização de grãos, entre eles, milho e arroz.

Produtividade de arroz no mundo: 

ESTADOS UNIDOS: 6 mil quilos por hectare 

BRASIL: 2,8 mil quilos por hectare 

RIO GRANDE DO SUL: 5,2 mil quilos por hectare 

JAPÃO: 6 mil quilos por hectare

 

Transgênico

Cientistas japoneses criaram plantas de arroz transgênicas capazes de utilizar o ferro disponível no solo de maneira mais eficiente. Para isso, introduziram dois genes de cevada, responsáveis pela produção de uma enzima que auxilia na síntese de DMA, um composto que facilita a absorção do ferro pela planta. A novidade deve chegar ao milho e ao sorgo.

 

Giro de Eventos

SINOP – A Festa do Arroz, em Sinop, no Mato Grosso, chegou à quarta edição com mais espaço para negócios, sem deixar de lado a discussão técnica e o entretenimento. Transferido para um espaço maior, o Parque de Exposições da Acrinorte, o evento abre o calendário anual das festas e exposições agropecuárias no estado. Cerca de 10 mil pessoas circularam pelo local entre os dias 19 e 22 de abril. O volume de negócios praticamente dobrou.

Pelotas – A Embrapa Clima Temperado de Pelotas, no Rio Grande do Sul, realizou de 5 a 7 de abril a ExpoVárzea 2001. O evento se tornará anual a partir de agora para a apresentação de pesquisas e tendências para o arroz irrigado. A ExpoVárzea aconteceu na estação de Capão do Leão. Uma das palestras que mais atraiu atenção foi a da pesquisadora Beatriz Pinheiro, da Embrapa Arroz e Feijão, de Goiás. Segundo ela, que é gaúcha, a produtividade do sequeiro saltou de 1,1 mil quilos por hectare em 10 anos para 1,7 mil quilos. A tendência futura, para a pesquisadora, será de aumento das áreas de sequeiro por causa da escassez de água, prejuízo ao consumo das cidades e a fragilidade das várzeas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter