Cyanamid prepara o arroz Clearfield
A Cyanamid, em parceria com instituições brasileiras de pesquisa, está desenvolvendo a tecnologia Clearfield para a cultura do arroz. O projeto está em estágio avançado de pesquisa. O Sistema de Produção Clearfield, que combina sementes de alta qualidade agronômica com herbicidas eficientes usados em baixas doses, já é adotado no milho. O sistema ganhou o apelido de "mutagênico" na comunidade científica e entre os produtores e está gerando tanta expectativa quanto o transgênico.
Os híbridos que ainda não têm data para estar disponíveis aos produtores foram desenvolvidos através de um método convencional de melhoramento genético e terão a característica de tolerância a um herbicida. O novo herbicida foi desenvolvido pela Cyanamid, para uso exclusivo nos híbridos tolerantes do sistema Clearfield, e proporciona controle pós-emergente prolongado das principais plantas daninhas. O gerente de Biotecnologia da Cyanamid, Luiz Carlos Louzano, garante que a tecnologia integrada do sistema Clearfield proporcionará uma combinação vantajosa para os agricultores. "O agricultor que optar pelo sistema Clearfield terá a certeza de estar utilizando sementes de alto valor agronômico aliadas a um excelente controle de plantas daninhas com uma única aplicação. Com esta combinação de semente e herbicida será possível fazer um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no campo".
Os ganhos do agricultor com a possibilidade de eliminar plantas daninhas com uma única aplicação são muito significativos, segundo Louzano, porque proporcionam uma melhor utilização de mão-de-obra, do tempo empregado na produção, de implementos agrícolas e de combustível, entre outros fatores. Louzano estima que o Clearfield poderá conquistar, nos próximos anos, uma fatia significativa do mercado de arroz no país.
O que é o mutagênico?
É um produto capaz de controlar o arroz vermelho. A semente é resistente aos herbicidas do grupo químico das imidazolinonas (Arsenal, Imazapic, Pivot). A obtenção do produto se deu através de uma mutação natural. Foi testado em mais de 300 milhões de plantas nas quais foram aspergidos os herbicidas. As que sobraram se tornaram o material-base para que fosse obtida uma planta resistente aos herbicidas, sem que precisasse ser utilizada a tecnologia de alteração transgênica. A variedade resistente aos herbicidas deste grupo químico era de uma linhagem sem valor comercial. Por cruzamento convencional induziram, desta, a característica de resistência para as plantas comerciais de interesse da empresa e foi criado um pacote tecnológico chamado Clearfield.