Projeto prevê biorrefinaria para a Metade Sul
O projeto-piloto já está pronto há quatro anos e localiza-se no município de Cristal, junto à BR-116 e já estão sendo projetadas mais seis unidades no Estado.
Um projeto-piloto de uma biorrefinaria para produção de etanol a partir de cereais, especialmente o arroz, foi apresentado na sexta-feira, 24, ao governo do Estado, por uma comitiva liderada pelo vice-prefeito de Cristal, Julio César Lammel. O projeto-piloto já está pronto há quatro anos e localiza-se no município de Cristal, junto à BR-116 e já estão sendo projetadas mais seis unidades no Estado.
O diretor técnico da Vinema Multióleos Vegetais, Vilson Neumann Machado, informou que esta seria a primeira de seis refinarias do gênero por todo o Estado. Explicou que inicialmente será utilizado o arroz, mas a ideia é complementar com o sorgo, milho ou mesmo a querela do arroz. "Viemos até o governo apresentar o projeto que abrangeria diversas regiões do Estado".
A iniciativa deve gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos, informa o vice-prefeito de Cristal, Julio César Lammel. "Isso vai significar um grande avanço para o Estado pois vai mexer com toda a cadeia produtiva dos cereais, principalmente do arroz na produção do etanol. E para Cristal será um ganho incalculável, afinal é a primeira indústria a se estabelecer no município", reforçou.
O diretor técnico da Federarroz, José Carlos Gross Dias, saudou a ideia que virá aliviar os produtores. Segundo ele, com a crise vivida pelo setor, essa seria mais uma alternativa para a matéria-prima derivada dos altos estoques. O vice-governador Beto Grill destacou ainda que a medida é uma alternativa às dificuldades que os produtores de arroz hoje enfrentam em relação ao preço do produto.
"Essa possibilidade de construção de uma biorrefinaria a partir de cereais, potencializando a pequena propriedade da Metade Sul do Estado, deve ser levada em consideração. Vamos examinar e levar a proposta para o centro de governo", destacou Grill.