Etanol de arroz em debate na Assembléia Legislativa do RS

Audiência pública sobre as Alternativas para o uso do arroz e resíduos na produção de álcool e derivados será nesta quinta feira..

Uma audiência pública na  Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, às 9h30min, tratará das "Alternativas para uso do Arroz e Resíduos na produção de Àlcool e Derivados". O evento acontece às 9h30min, na Sala de Convergência – andar térreo da Casa.

PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS:

1- Assunto : POSSIBILIDADES DO USO ARROZ NA INDÚSTRIA ALCOOLEIRA
Palestrante : Valmor Bandiera – Assessor Técnico da Empresa Limana Poliserviços

2- Assunto : USOS ALTERNATIVOS PARA O ARROZ
Palestrante : Vilson Neumann Machado – Consultor da Federarroz para Bioenergia

3- Assunto : O TRABALHO DA EMBRAPA CLIMA TEMPERADO NAS DIVERSAS UTILIZAÇÕES DO ARROZ
Palestrante : Clenio Nailto Pillon – Chefe Adjunto de Pesquisa

4- Assunto : PROPOSTA DO NIPEB-UFRGS PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS NA AGROINDÚSTRIA DO ARROZ
Palestrante : Harold Ospina Patino – Professor U.F.R.G.S.

Mais Informações;

Ivan Bonetti
Engenheiro Agrônomo
Coordenador Comissão Agricultura Pecuária Cooperativismo
Assembléia Legislativa R.S.
Fone : (051) 3210 2604 / (051) 9517 9394
E-mail : ivansbonetti@gmail.com /
ivan.bonetti@hotmail.com

12 Comentários

  • Boa idéia, caninha 51 de arroz, mas em 10 anos vai faltar comida!!! Arroz deveria ser para comer com feijão!!! Soja para azeite e cereais!!! Até quando vai durar essa falsa idéia de fartura????

  • Simples essa ideia de fartura vai durar ate ter excesso de oferta. E em 10 anos não vai faltar comida, eu ja escuto esse historia de faltar comida a anos.

    Sobre etanol do arroz eu ja falei disso em outro comentario,
    1 – é impossivel colocar a preço igual ao do etanol da cana.
    2 – vai ter demana para o etanol do arroz?
    3 – Vai ajudar a parte mais fraca da cadeia que é o agricultor, ou a renda continuara na mao da industria?

  • O pessoal que esta comentando acima não esta bem informado, quem participou das reuniões das associações dos arrozeiros sobre este tema o pessoal de São Borja contratou uma empresa para fazer um projeto, que por sinal esta muito bem elaborado e encaminhado, o custo do etanol de arroz com o arroz a R$26,00 é COMPLETAMENTE VIÁVEL SEM INCENTIVO ALGUM DE IMPOSTOS, com alguns incentivos é um grande negócio, precisamos urgente novos usos para o arroz para saírmos da mão do CARTEL.

    SR. ABOMAI, falsa idéia de fartura?! O sr, tá de brincadeira né?! Gostaria que o Sr. nos indique uma forma então para o preço melhorar e nós saírmos da mão do CARTEL.

  • Mas bá, como aumentou o valor da soja com o Biodiesel! Vai aumentar é o número de atravessadores no já combalido mercado de arroz isso sim!!! Para sair da mão da indústria o produtor tem que ter planejamento, união, organização, construir secador e depósito próprio, reduzir a área plantada, economizar o que der, produzir acima da média e, além disso, rezar e fazer mágica com os trocados que ainda tem!!! Ou então comprar uma Engenhoca e tentar comercializar seu próprio produto, mas isso é bem complicado porque os grandes atacados só compram as marcas mais famosas além de pechinchar muito!!! A ajuda do governo serve para poucos e abastados!!! O Sr. Diego não deixa de ter razão em seu comentário, mas projeções são projeções. Na prática o mercado do Álcool é controlado pelos especuladores e pelo governo, que estão sempre atentos aos interesses dos grandes canavieiros e engenhos situados no sudeste e nordeste do país. Entendo ser este um mercado muito instável e com grandes oscilações de preços. Vejam por exemplo o preço do álcool nas bombas. SE ESTAS OSCILAÇÕES NÃO TIVEREM INTERFERÊNCIA NOS PREÇOS SAZONAIS DO ARROZ ESTAMOS ABRINDO MAIS UMA FRENTE DE MERCADO COMPRADOR, isso é ótimo e parabenizo todos pela brilhante iniciativa, MAS SE HOUVER POUCA DEMANDA OU INTERESSE POR ETANOL COMO OCORRE NA ATUALIDADE?

  • Ta certo temos que achar maneiras usar esse arroz com essa safra recorde.
    para aumentar também o arroz no ponto de venda só assim o consumidor irá dar valor.
    A cevada cerveja subiu, pinga subiu ninguem fala nada.. o arroz tem que subir muito também.

  • pessoal penso que temos que ter novos compradores para o arroz mas PARA BARGANHAR PREÇO PRESISAMOS TER O PRODUTO NA MAO DO PREODUTOR entao acho que poderiamos brigar para que o governo criace cooperativas armazenadoras em varios municipios do estado para que o produtor saia do cartel da industria e tenho opçao de venda seja para consumo humano ,etanol ou ração

  • Gostaria de lembrar o Sr. Jose Leopoldo que para criarmos cooperativas de armazenagens ou armazens particulares não precisamos da vontade do governo só da nossa vontade.Outra coisa, quem está bem informado sabe que é viavel e muito rentável produzir alccol a partir do arroz e possibilita o plantio de hibridos de alta produtividade e baixa qualidade.Para quem não sabe ja tem gente ganhando muito dinheiro com estre negócio.

  • Uma das melhores formas de conseguir reverter esta situação de oscilação de preços acredito que seja através do armazenamento do arroz na proppriedade, com silos e secadores próprios, pois o preço livre sempre é maior que o depositado. As industrias ficam girando com o arroz do produtor através de EGF´s e outros instrumentos de comercialização, no momento que a indústria tiver que sair atrás de produto e não poder mais se beneficiar em cima do arroz do produtor a situação começará a melhorar. É preciso de liberação de crédito sem garantia real, com bastante prazo e juros mais baixos para implantação de silos e secadores nas propriedades!! Acabaremos com os custos de frete, reduziremos os custos com secagem, não pagaremos mais funrural, não teremos mais roubo no tipo do arroz (tipo 2, 3, 4 …), rendimento, impureza e umidade, e ainda venderemos por um preço melhor (preço livre)!!

  • Eraldo aqui no municipio a maior parte dos produtores sao pequenos ou plantam ate 50ha e dai pra sobrar capital pra colocar silo e secador e dificil e deixar um capital engessado na propriedade e os proprietarios nao ajudam em nada so querem receber cada vez mais pelas terras por isto acho que coopeativismo e uma boa solução desde que tenha seriedade e capital do governo sem garantias reais dos produtores que ja nao tem mais nada sobrando

  • 13/07/2011 – arroz irrigado
    Não sei pq a FEDERARROZ vem com estas medidas que atingem somente produtor e sistema financeira, e nada q atinge as industrias, como restrições a importação, fiscalização de estoques públicos(na mão de particulares), controle do arroz importado contaminado com pesticidas ilegais proveniente do mercosul, denúncia nas embaixadas de brasileiros trabalhando de forma ilegal nas lavouras de arroz nos paises do mercosul, lei que exige informações na embalagem da origem do arroz, exigir q paises do mercosul se enquadrem nas leis de proteção ambiental(licenças) e leis trabalhistas para aceitar estas importações.
    13/07/2011 – arroz irrigado
    A FEDERARROZ TA JOGANDO PRO LADO DE LÁ, TEMOS QUE MUDAR ESTA SITUAÇÃO.

  • Pessoal, não agüento mais ouvir falar de reuniões e reuniões e reuniões e reuniões da Federarroz com parlamentares de todas as esferas do governos e nada de concreto para resolver o problema que realmente interessa para os produtores, PREÇO JUSTO, por que a Federarroz parou de pressionar o governo exigindo o preço meta e também o trancamento da importação de arroz por 6 meses. Produtores, não podemos esperar muita coisa da Federarroz, uma federação que possui vários membros que estão diretamente ligados a indústria de arroz, vão lutar por interesses da indústria e não do produtor. Outro representante que não podemos nos iludir que está lutando pelos interesses dos produtores é o senhor Deputado Luis Carlos Heinze, pois este seguidamente está de reunião com as associações de indústria beneficiadoras de arroz, para que? Para pedir que elas paguem mais para os produtores? Vou acreditar nisso! Temos que limpar todos estes representantes que estão do lado da indústria! Temos que fundar uma federação que lute exclusivamente pelos interesses dos PRODUTORES de arroz! Temos que denunciar no Ministério Público todas as safadezas que as indústrias fazem com os produtores! Outra coisa que me pergunto, porque as indústrias de beneficiamento de arroz possuem um escritório em Brasília, deve ser para lutar por preço justo ao produtor! Não podemos medir esforços para não dependermos da indústria, temos que armazenar nosso arroz na propriedade, seja através de silo metálico, de silo de concreto (Emater), de piscinas de sacos de arroz, etc. Penso que o melhor investimento a ser feito na lavoura de arroz é a secagem e armazenagem na propriedade.

  • Parabéns pelo comentário acima do PRODUTOR DE ARROZ
    Espero que nossos companheiros se deem conta de quem é quem nesta nossa história e em nossas entidades locais e estaduais .

    NADA como o ministério público federal e policial federal verificando as denúncias das irregularidades de PEP´s e outras comercializações para fazer o mercado do arroz reagir !!!
    Denúncia neles !!
    A nossa união em varias denúncias como estão sendo feitas mudará nossa história .
    ACREDITEM NA JUSTIÇA !
    De DEUS E dos homens !
    Abraço

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter