Curso de Adequação Ambiental teve a participação de 70 pessoas
Nesta edição, os cursistas tiveram um espaço significativo para trocar ideias e informações com os técnicos responsáveis pelas palestras.
Encerrou nesta quinta-feira, 14 de julho, o 7º Curso de Adequação Ambiental, na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha. Promovido pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente/Fundação Estadual de Proteção Ambiental, do Centro Nacional de Tecnologias Limpas do Senai, do inpEV, da ANDEF, da Querodiesel, da Federarroz, e do Crea-RS, o encontro superou as expectativas com a participação de 70 pessoas.
De acordo com o consultor técnico do Irga, Claudio Mario Mundstock, a avaliação dos participantes foi muito positiva. O curso foi realizado com uma programação integrada entre os palestrantes e o público. “Nesta edição, os cursistas tiveram um espaço significativo para trocar ideias e informações com os técnicos responsáveis pelas palestras”, afirmou. Na avaliação do consultor, o curso é fundamental, pois traz o posicionamento de outras empresas e entidades ligadas as questões ambientais.
Além da palestra “Boas Práticas Agrícolas no cultivo de arroz irrigado”, ministrada por Mundstock, outro tema de interesse foi sobre o “Armazenamento e destino final das embalagens vazias de defensivos agrícolas”, apresentado pelo engenheiro agrônomo e coordenador regional de operações do InpEV, Marcelo Lerina.
As duas mesas redondas para discussão de "Por que e como fazer a adequação ambiental?" e outra sobre "As ações efetivas para adequação ambiental" com a participação dos palestrantes também foi um dos pontos positivos do encontro, onde resultou uma discussão com os técnicos da Fepam sobre Áreas de Preservação Permanente (APP), e a licença de operação ambiental.
Participaram técnicos da Secretaria do Meio Ambiente/Fundação Estadual de Proteção Ambiental, do Centro Nacional de Tecnologias Limpas do Senai, do inpEV, da ANDEF, da Querodiesel, da Federarroz, de representante do Crea-RS e de técnicos do Irga.