Organizações internacionais divergem quanto a produção e estoques mundiais
Dependendo da fonte, produção global de arroz pode ficar entre 481 e 495 milhões de toneladas de arroz branco.
Com bases de pesquisa diferentes, as instituições globais estão prevendo números diferentes para uma mesma safra de arroz na temporada 2016/17. O Sistema de Informação do Mercado Agrícola (Amis, na sigla em inglês), projeta um aumento de produção de 0,8%, ou quatro milhões de toneladas do cereal, para 495 milhões de toneladas (base branco).
O relatório de julho da Amis, organismo do G-20 que acompanha as relações de mercado das principais commodities, aumentou em um milhão de toneladas a projeção. Com isso a previsão dos estoques globais se recupera levemente para a expectativa inicial e chega a 165 milhões de toneladas. Na temporada 2015/16 os estoques teriam alcançado 169 milhões de toneladas, enquanto em junho a previsão para 2016/17 era de 164 milhões de toneladas.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) é menos otimista e indica, em julho, uma produção global de 481 milhões e estoques finais de 107 milhões de toneladas para
2016/17. De arroz beneficiado. Já o Conselho Internacional de Grãos prevê safra de 486 milhões de toneladas e estoques em queda, para apenas 99 milhões de toneladas (base beneficiado) para o decorrer da temporada 2016/17.
1 Comentário
Parece q ninguem tem uma certeza dos numeros de quebra, só nos resta esperar pelo mercado como reagirá logo adiante q deverá indicar se tá havendo aumento ou quebra d producão. Com essa incógnita é q não pode ficar, pq uma anula a outra ficando num equilibrio q prejudica o produtor q anseia uma renda melhor.