Planeta Arroz 62 está circulando
15k em destaque na edição 62
Publicação traz entrevista com o novo presidente do Sindarroz, Elinho Coradini, os impressionantes resultados do Projeto 15k, da RiceTec, as tendências das safras e dos mercados brasileiro e mundial em 2017, a polêmica sobre a Irga 424, a nova praga na lavoura gaúcha e as estratégias do Mercosul.
Circula desde o dia 1º de maio entre assinantes e parceiros comerciais a 62ª edição da revista Planeta Arroz, publicação trimestral da Casa Brasil editores, que aborda a cadeia produtiva orizícola. A matéria de capa da revista traduz os saltos produtivos obtidos pelas lavouras que adotaram o Projeto 15k, desenvolvido pela RiceTec, empresa líder em tecnologias voltadas para o arroz híbrido nas Américas.
O conjunto de tecnologias que vai da semente ao manejo foi lançado na safra 2015/16 e, apesar do clima desfavorável provocado pelo fenômeno El Niño, produziu avanços. Em 2016/17 o salto foi ainda mais significativo e algumas lavouras chegaram a bater na média de 13,5 toneladas por hectare, um volume considerável. A meta é 15 toneladas de média na condição plena de utilização do programa.
A publicação, que terá distribuição massiva na Expoarroz, entre dia 9 e 11 de maio, em Pelotas (RS), pela equipe da revista, traz também entrevistas e análises completas sobre a conjuntura de safra desta temporada, pormenorizando as características que devem interferir no mercado brasileiro, do Mercosul e mundial. Também são abordadas as tendências e fatores que determinarão a formação dos preços ao produtor. A produção e a estratégia paraguaia para assegurar maior presença no mercado brasileiro nesta temporada é um dos temas abordados.
Entre os assuntos destacados, especial atenção ao debate entre indústria e produtor sobre a real importância e qualidade das variedades Irga 424 e Irga 424 RI, resistente à brusone, mas que sofre severas restrições dos industriais. Ouvimos técnicos, indústria, especialistas e produtores, e trazemos a repercussão e as opiniões sobre o assunto.
Outro tema importante é a investigação de pesquisadores da Univates, de Lajeado, sobre a presença de uma nova praga, de grande importância na América Central, que chegou ao Rio Grande do Sul: o ácaro do arroz.
ENTREVISTA: O novo presidente do Sindicato da Indústria do Arroz do Rio Grande do Sul, Elinho Coradini, é o entrevistado especial desta edição. Ele fala, de forma clara e objetiva, sobre os investimentos e gargalos enfrentados pelo setor, a expectativa para o mercado, os problemas com a variedade Irga 424 e os impasses do difícil momento vivido pelo Irga e sua representatividade para a cadeia produtiva.
A crise do Irga, com dificuldades para receber os recursos da CDO do Caixa Único do Estado, o movimento dos funcionários e o empenho dos conselheiros em manter o atual presidente, indicado pela Federarroz, também está na pauta. Muitos outros temas que traduzem o cenário completo da cultura são abordados, como a exportação e a importação, a busca por mercados, as dificuldades de inserção externa, a representatividade do mercado mexicano, são alguns dos temas também disponibilizados.
As colunas Arroz & Saúde, com a nutricionista Cleusa Amaral, especialista em produtos a base de arroz, Planeta Humor com Jader Correa, e Planeta News com Cleiton Evandro dos Santos, são algumas das outras atrações.
Planeta Arroz impressa circula em todo o Brasil, tem tiragem de seis mil exemplares e 48 páginas. Também disponibiliza as informações sobre a cadeia produtiva no site www.planetaarroz.com.br e pertence à Casa Brasil Editores, do Grupo Vieira da Cunha, do Rio Grande do Sul. Para anunciar, assinar, contatar a redação, o contato é 51 3722 9630 ou planetaarroz@planetaarroz.com.br .