Derivados do arroz, um caminho para o futuro
Há três anos a Associação dos Arrozeiros de Palmares do Sul, Capivari do Sul, Osório, Cidreira e Balneário Pinhal busca inserção dos derivados do arroz nestes municípios, pois, embora estes derivados estejam presentes e à disposição dos consumidores nas grandes redes de supermercados, é pequeno o consumo e o conhecimento sobre eles. A farinha de arroz é usada em dietas restritivas de celíacos, alérgicos ao trigo, sensíveis ao glúten ou pessoas que buscam saúde e diminuem o consumo do glúten.
O glúten é encontrado no trigo, na aveia, no centeio e na cevada e seu consumo é matéria debatida entre médicos e nutricionistas. Ressalto que não se deve cortá-lo da alimentação sem consultar um especialista. A diversificação alimentar é a melhor das vacinas, além de buscar conhecimento e agregar novos produtos à dieta.
Arroz e seus derivados são fontes de fibras, que reduzem o risco de diabetes e doenças cardíacas, são fonte de proteínas, fortalecem os ossos por ser rico em manganês, que aumenta a absorção do cálcio, ajuda a controlar o colesterol, é hipoalergênico, de fácil digestão e alto índice de saciedade. E não contém glúten.
A farinha de arroz é opção de boa e saudável alimentação, derivada de matéria-prima de alta qualidade produzida no estado, razão de orgulho aos arrozeiros que o produzem obedecendo rigorosas normas ambientais, gerando empregos e renda aos municípios.
Temos apoiado o consumo dos derivados do arroz em eventos e cursos, apresentando o trabalho desenvolvido para incentivar mais municípios arrozeiros a buscarem novo momento para a cultura, visando ampliar a demanda de arroz em forma de bolachas, massas, óleo, mistura para bolo, salgadinhos, sucrilhos, barras de cerais, arroz de leite pronto para consumir e o que a indústria possa criar, afora o uso na alimentação humana.
O desafio, neste momento, é desencadear um esforço conjunto que agregue produtores, entidades e indústria alimentícia para tornar a cultura arrozeira mais viável, beneficiando os elos da cadeia produtiva.
RECEITA DO MÊS
Bolo de frutas
Confraria do Arroz (Marlene Meyer dos Santos)
PRIMEIRO PASSO
Bater no liquidificador:
* 3 ovos
* 1 cenoura média crua
* 1 copo de óleo
* 1 copo de açúcar
SEGUNDO PASSO
Em outro recipiente
* ½ copo de uva passa preta e branca
* ½ copo de frutas cristalizadas
* ½ copo de nozes picadas
* 1 maçã lavada e picada com casca
* 2 copos de farinha de arroz branca ou integral
* 1 colher de chá de canela em pó
* 1 colher sopa cheia de fermento de bolo
* Estes ingredientes devem ser misturados delicadamente
TERCEIRO PASSO
* Misturar os ingredientes previamente batidos no liquidificador
com os que estão previamente misturados no recipiente
QUARTO PASSO
* Colocar a mistura em forma previamente untada e enfarinhada
* Assar por 45 min em forno a uma temperatura de 200 graus.
QUINTO PASSO
Cobertura
* 1 copo de açúcar de confeiteiro
* Ir colocando aos poucos uma quantidade pequena do sumo do limão e ir mexendo e colocando o sumo (pouco, pois a consistência da cobertura é bem firme)
* Colocar a cobertura em cima do bolo desenformado ainda quente
LIVIA PINZON DE CARVALHO
PRODUTORA RURAL
DIRETORA DA ASSOCIAÇÃO DOS ARROZEIROS DE PALMARES DO SUL,
CAPIVARI DO SUL, OSÓRIO, CIDREIRA E BALNEÁRIO PINHAL.