Thai Hom Mali leva o prêmio de Melhor Arroz do Mundo pelo segundo ano consecutivo

 Thai Hom Mali leva o prêmio de Melhor Arroz do Mundo pelo segundo ano consecutivo

Ministro do Comércio Jurin Laksanawisit, comemora o resultado para a Tailândia. (Ásia News)

(Por Ásia News) O arroz Hom Mali da Tailândia, também conhecido como arroz jasmim, ganhou o 13º Prêmio de Melhor Arroz do Mundo pelo segundo ano consecutivo, disse o Ministro do Comércio Jurin Laksanawisit na terça-feira (14 de dezembro). A cerimônia de premiação foi realizada de 7 a 9 de dezembro em Dubai, Emirados Árabes Unidos, pela United States Rice Traders Association. Onze tipos de arroz de seis países – Tailândia, Estados Unidos, China, Índia, Vietnã e Mianmar – foram indicados. O arroz Hom Mali 105, que é cultivado no Nordeste da Tailândia, foi coroado como o melhor arroz do mundo deste ano.

O arroz tailandês ganhou o título sete vezes no passado.

“Ganhar o título de melhor arroz do mundo é uma prova da dedicação da Tailândia em melhorar continuamente a qualidade ao longo dos anos”, disse Jurin. “Este prêmio é uma conquista compartilhada por agricultores, associações agrícolas, exportadores e agências governamentais, especialmente o Ministério da Agricultura e Cooperativas e o Ministério do Comércio”, prosseguiu.

Jurin ainda afirmou que o prêmio ajudará a fortalecer a confiança dos consumidores globais na qualidade do arroz tailandês. “Esperamos que as exportações de arroz deste ano ultrapassem a meta de 6 milhões de toneladas”, anunciou.

Para o ano que vem, o ministério estima que as exportações vão subir para 7 a 7,5 milhões de toneladas, o que poderia levar a Tailândia à posição de segundo maior exportador de arroz do mundo, novamente, atrás da Índia e à frente do Vietnã que lhe tomou essa posição há dois anos.

Enquanto isso, o presidente da Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia, Charoen Laothammatas, disse que o país precisa desenvolver arroz jasmim melhor e mais barato para superar o Vietnã, que atualmente exporta 2,5 milhões de toneladas a mais deste tipo de arroz aromático do que os tailandeses.

“Além disso, no ano que vem os exportadores de arroz devem se preparar para vários problemas, como escassez de contêineres e aumento dos custos devido à elevação das taxas de frete para determinados destinos”, acrescentou.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter