Tailândia exporta arroz em nova ferrovia para a China e quer chegar à Europa
(Por Planeta Arroz*) A Tailândia alcançou na quinta-feira um sucesso “histórico” na exportação de 1.000 toneladas de arroz tailandês para o município de Chongqing, no oeste da China, pela primeira vez através da E-san Gateway, a mais nova ferrovia que liga o sistema ferroviário Laos-China.
Alongkorn Ponlaboot, consultor do Ministério da Agricultura e Cooperativas, disse que a conquista do transporte ferroviário expandirá as oportunidades comerciais e gerará receita para agricultores, empresas e o país.
Ele avalia que a conquista aconteceu após a cooperação entre o Ministério da Agricultura e Cooperativas, os ministérios do Comércio e Relações Exteriores e os setores agrícola e privado. “Gostaríamos de agradecer ao Laos e à China por sua cooperação, apesar das dificuldades em meio à crise do Covid-19”, disse Alongkorn.
“Avaliaremos nossos sistemas de exportação de arroz, frete e reserva de contêineres e buscaremos a mesma conquista na exportação de mais produtos agrícolas para outras províncias chinesas e outros países o mais rápido possível.”
Levou cerca de dois anos para a ferrovia abrir oficialmente em 3 de dezembro do ano passado, e ela será usada também como a porta de entrada para penetrar nos mercados da Ásia Central, Ásia Oriental, Oriente Médio, Rússia e Europa com uma variedade de produtos como arroz, borracha, frutas, orquídeas, mandioca, dendê, pesca e pecuária.
Chongqing, na China, é um centro de transporte, pois está localizado perto da Nova Rota da Seda e do rio Yangtze. O governo chinês também implementou uma política para vincular o município com os países da Asean.
“Além de ser um centro ferroviário e de aviação, Chongqing tem seu porto de Guoyuan no Yangtze e sua cidade de comércio agrícola internacional de Shuangfu para distribuição de produtos”, disse Alongkorn.
A Tailândia teve a maior participação no mercado de frutas da China no ano passado, com um valor de exportação de mais de 100 bilhões de baht. Em arroz também a China é grande cliente da Tailândia.