Autoridade de Alimentos passa a monitorar estoques indianos
(Planeta Arroz) A Autoridade de Alimentos da Índia anunciou nesta quarta-feira que está monitorando a disponibilidade de estoque de arroz no país e fará uma análise ‘informada’ e ‘medida’ da disponibilidade periodicamente, disseram fontes do governo hindu.
As fontes disseram que a segurança alimentar é a principal prioridade do governo e, como tal, o centro de monitoramento garantirá que as normas de reserva de arroz sejam cumpridas para que haja grão disponível e suficiente em estoque para o Sistema de Distribuição Pública.
Isso vem logo após uma proibição de exportação de trigo, de acordo com uma ordem datada de 13 de maio, atraindo críticas de vários setores preocupados com o protecionismo quando a inflação global subiu para máximas de várias décadas como resultado da guerra na Ucrânia.
Mas as fontes disseram que a principal prioridade do governo é conter a inflação. “Temos que garantir que haja estoque suficiente disponível no mercado também”.
Dirigentes do governo indiano acrescentaram que além da autossuficiência, as tendências no mercado internacional também devem ser levadas em consideração ao avaliar a situação na frente do arroz. Atualmente, o estoque de arroz da Índia está confortavelmente colocado em 332,68 lakh MT (33,3 milhões de toneladas).
A Índia exportou arroz para mais de 150 países em todo o mundo em 2021-22, tendo as vendas de arroz não basmati como a principal fonte de divisas entre todas as agrocommodities em 2021-22, de acordo com os dados da Diretoria Geral de Inteligência Comercial e Estatística (DGCI&S), sob o Ministério do Comércio.
A produção total de arroz durante 2021-22 está estimada em 129,66 milhões de toneladas, o que é um recorde, de acordo com a 3ª Estimativa Antecipada do Ministério da Agricultura. Isso é 13,23 milhões de toneladas superior à produção média dos últimos cinco anos, de 116,43 milhões de toneladas
1 Comentário
Um governo preocupado em manter estoques com sobra de produção, é óbvio q o povo indiano aumentou o consumo de arroz.