Cenários de produção de arroz no Mercosul

 Cenários de produção de arroz no Mercosul

Mercosul movimenta maior oferta de arroz ao Brasil (Foto: Robispierre Giuliani/Planeta Arroz)

(Por AgroDados/Planeta Arroz) Para a próxima temporada de cultivo de arroz (2022/23), a primeira projeção da AgroDados Inteligência em Mercados de Arroz, com base em entrevistas com representantes dos segmentos produtivos e industriais, fontes públicas e consultorias agronômicas privadas, é de um recuo adicional de 2,5% em produção, para 14,114 milhões de toneladas, e de 5,2% em área, para 2,033 milhões de hectares. Seriam 110,7 mil hectares a menos, mas com a estimativa de melhores produtividades, o recuo ficaria em 363,3 mil toneladas em seu limite mínimo.

O limite superior da previsão, no entanto, chega a indicar uma diminuição de 786,4 mil toneladas sobre a temporada 2021/22, levando em conta um clima mais adverso e totalizando, portanto, 13.690,9 milhões de t. No entanto, desde a data da projeção, em maio, o cenário já vem apresentando mudanças. O Uruguai, por exemplo, que previa um pequeno aumento na área cultivada, já projeta estabilidade ou até um recuo por causa da alta nos custos de produção e da queda dos preços provisórios a serem pagos aos produtores. A pesquisa foi realizada com exclusividade para Planeta Arroz.

4 Comentários

  • Vish Maria… Ja estão com os numeros da pradução final 22/23… O pessoal nem tirou financiamento nos bancos e os numeros já vem chegando! Seguindo o Exemplo do USDA no caso da soja, os analistas querem criar/gerar falsas expectativas sobre o mercado papel. Informação se torna dinheiro nas mãos de pessoas erradas… Olhem o exemplo de Chicago, onde conseguiram reduzir os preços da soja aqui no Brasil, mesmo faltando aquele produto no resto do planeta. Mas pelo sim e pelo não, a matéria é um aviso de que temos que reduzir ainda mais área esse ano!

  • Os guru já começaram adivinhar as produções mais não esqueçam adubos lá nas alturas sinal de lavouras com menos adubo vamos de soja pra cima deles.

  • Pois é, Evandro. Diferentemente das tuas projeções sobre quebras e cortes que não se confirmam ano após ano, os números que a AgroDados produz têm se confirmado. É a diferença entre dar opinião ou estudar uma conjuntura e circular livremente e com credibilidade nos diversos segmentos da orizicultura. Um abraço. Cleiton.

  • Cleiton, foste na veia do Sr. Evandro, estou rindo muito aqui, por que todos os anos ele vem com o mesmo papo, quebra de safra e redução de área. Tua resposta foi perfeita!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter