Tailândia revê para cima suas exportações de arroz
(Por Planeta Arroz) As exportações de arroz da Tailândia podem chegar a 8 milhões de toneladas este ano, já que as inundações causadas pelo tufão Noru tiveram pouco impacto e um baht fraco ajudou as vendas no exterior, disse o presidente da Associação Tailandesa de Exportadores de Arroz nesta quarta-feira.
O terceiro maior exportador de arroz do mundo embarcou 6,11 milhões de toneladas do grão no ano passado.
Chookiat Ophaswongse, presidente honorário da Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia, disse à Reuters que as inundações resultantes do tufão no final de setembro e início de outubro causaram alguns danos às plantações, mas não afetaram as exportações.
“Ainda podemos chegar a 7,5 milhões de toneladas (de exportações) este ano e podemos chegar a 8 milhões também devido ao fraco baht e ao imposto de exportação da Índia”, disse Chookiat.
Em setembro, a Índia, o maior exportador do mundo, proibiu as vendas no exterior de trincas de arroz e cobrou uma taxa de 20% sobre as exportações de vários tipos de arroz.
A menos que haja uma mudança dramática na situação, ele também espera exportações de 8 milhões de toneladas em 2023.
A associação em setembro elevou sua meta de exportação de 7 milhões de toneladas para 7,5 milhões de toneladas devido à maior produção e ao baht fraco.