Emater/RS indica avanço importante na semeadura do arroz gaúcho
(Por Emater/RS) Na cultura, registrou-se significativo incremento na área semeada, beneficiado pelas condições ambientais favoráveis, como a ausência de chuvas e a ocorrência de dias ensolarados na Região Sul e Campanha, tornando os solos propícios para a prática do plantio.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, o plantio se intensificou na Campanha, após os atrasos provocados pelas intensas chuvas ocorridas em setembro. Em Aceguá, 30% da área estimada já foi semeada; em Dom Pedrito, o percentual atingiu 15%. Na Fronteira Oeste, apesar de alguns dias de paralisação da operação devido às chuvas em 11 e 12/10, a semeadura está mais adiantada, atingindo 50% da área prevista em Uruguaiana e Barra do Quaraí.
Em Maçambará, 25% da área já foi semeada, embora a retomada dos trabalhos possa demorar por alguns dias em razão das chuvas, que ultrapassaram 100 mm durante o período. Em Manoel Viana, o plantio foi iniciado, mas as chuvas registradas estão preocupando os produtores em virtude do receio de novos alagamentos, que podem resultar na perda de fertilizantes e de sementes.
Na regional de Pelotas, a semeadura prossegue. Houve redução significativa do excesso de umidade nos talhões, favorecida pela ausência de precipitações. Com a umidade próxima do ideal, houve avanço rápido, e o índice de lavouras semeadas se aproxima de 50% da área estimada. No entanto, ainda há uma defasagem em relação ao ano anterior, quando já haviam sido implantados 65% da safra no mesmo período.
Na de Santa Rosa, os produtores que realizaram a drenagem dos taipais de irrigação nas semanas anteriores tiveram que efetuar o manejo das áreas para a retirada da água, garantindo condições adequadas para o plantio, que tem atrasado devido às chuvas frequentes e à manutenção do solo com alta umidade.
Na de Santa Maria, o plantio evoluiu um pouco, chegando a 25% da área, principalmente no sistema de plantio pré-germinado.
Na de Soledade, as chuvas frequentes continuam a dificultar a semeadura no sistema em solo seco, resultando em estabilização da operação ao longo da semana. Porém, o plantio de arroz irrigado no sistema pré-germinado prosseguiu na região.
Comercialização
De acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, o produto apresentou nova variação positiva de 0,93, passando de R$ 99,25 para R$ 100,17.