Mercado spot abre para melhorar o comércio de arroz no Japão
(Por NHK) Comprar e vender arroz, alimento básico do Japão, está prestes a se tornar mais fácil, à medida que o país está abrindo um mercado spot online. O objetivo é definir preços de forma mais aberta com base na oferta e na procura.
O nome da plataforma é “Mercado Futuro de Arroz” e é financiada em grande parte por um think tank privado e atacadistas de arroz.
Os produtores podem oferecer os preços e volumes desejados e leiloar seus produtos aos licitantes com lance mais alto dentro de um prazo definido.
Até agora, os preços destes alimentos essenciais foram fixados principalmente através de negociações entre compradores e cooperativas agrícolas que representam os agricultores. Os críticos afirmam que é necessário um mercado spot para definir preços de referência, melhorar a transparência e permitir que os agricultores avaliem a procura.
Orikasa Shunsuke, presidente do Mirai Rice-Market, diz que pretendem criar um mercado transparente e justo que reflita nos preços o valor acrescentado do arroz, as dificuldades de produção dos agricultores e os custos.
O operador do mercado espera comercializar 20.000 toneladas de arroz no primeiro ano, aumentando para cerca de 5 vezes esse valor em 5 anos.
O projeto é apoiado pelo Ministério da Agricultura e espera-se que outro mercado spot de arroz seja aberto até ao final do ano.