Governo proíbe jornalistas na reunião da Câmara Setorial do Arroz
(Por Planeta Arroz) Aquela que promete ser a mais polêmica das reuniões da Câmara Setorial Nacional do Arroz, órgão de assessoramento e interlocução da cadeia produtiva com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) acontecerá na manhã desta quarta-feira sob censura aos jornalistas. A informação é da Assessoria de Comunicação do MAPA. Como, em geral, as reuniões são abertas e tratam de interesse público, os jornalistas costumam ter acesso.
Planeta Arroz, por meio do editor Cleiton Santos, solicitou via assessoria de comunicação do MAPA, autorização e o link de acesso para acompanhar como observador. Já contava com a anuência do presidente da Câmara, Henrique Dornelles, e diversos outros agentes da cadeia produtiva, inclusive ligados ao Ministério. Lhe foi negado o acesso como ouvinte. Surpreendentemente, o encontro que será pautado por assuntos de extremo interesse público, como abastecimento e formato das compras de arroz anunciadas pelo governo federal, dimensionamento de safra, e formação de preços ao consumidor e ao produtor rural ocorrerá a portas fechadas, sem acesso da imprensa, por determinação do governo.
Trata-se de uma das mais importantes reuniões em quase duas décadas de existência do órgão, pois serão debatidas questões extremamente delicadas e relevantes para o futuro da orizicultura brasileira e do Mercosul. A formação de preços, a intervenção do governo no mercado do grão e as regras do sistema de compras determinará, por exemplo, a formação do estoque do país nesta e nas próximas temporadas, bem como a dimensão das lavouras nas próximas safras. Isso sem contar os preços ao produtor e ao consumidor. Para um governo que se diz democrático e transparente, consideramos ser um grande retrocesso.
1 Comentário
Opa reunião secreta não quero acreditar no q estou ouvindo achei q a ditadura já tinha a casado mais não deixar a imprensa participar deve ter algo errado.