A indústria arrozeira em debate
Evento reuniu a indústria brasileira na XIV Fenarroz.
Mais de 300 industriais, executivos e técnicos estiveram reunidos, no dia 23 de maio, no auditório da XIV Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), em Cachoeira do Sul (RS), para debater temas relevantes para a indústria brasileira de máquinas e beneficiamento.
O I Simpósio Planeta Arroz/Indústria em Foco foi promovido pela revista Planeta Arroz, Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul (RS), Sindicato das Indústrias do Arroz do Rio Grande do Sul (Sindarroz-RS), Associação Brasileira da Indústria do Arroz Parboilizado (Abiap), Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) e Federação das Cooperativas de Arroz do RS (Fearroz).
O simpósio tornou-se um referencial para o setor pela abordagem de temas de grande interesse da indústria brasileira de arroz, como inovação tecnológica, guerra fiscal, tendências de consumo e a mudança de conceito da indústria de alimentos, tendências do mercado e mecanismos de comercialização.
A atividade também contou com a presença do então pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin. Desoneração fiscal e os incentivos para a exportação de produtos agropecuários foram os temas da breve palestra. O evento teve ainda como apoiadores os sindicatos da indústria de arroz de Santa Cruz do Rio Pardo (Abasc-SP), Pelotas (Sindapel-RS), Sindarroz-SC e Siamt (MT), da Corretora Mercado, de Porto Alegre (RS), e a Embalagens Pelicano.
O secretário de Agricultura e Pecuária de Cachoeira do Sul, Antônio Wilson Correa da Silva, apresentou palestra sobre os atrativos da Capital do Arroz, que já deu resultados. Nos últimos dias, duas empresas – uma de beneficiamento e outra de máquinas – anunciaram que vão se instalar na cidade.