Alesp declara Santa Cruz do Rio Pardo a Capital do Arroz em São Paulo

 Alesp declara Santa Cruz do Rio Pardo a Capital do Arroz em São Paulo

Solito Alimentos é uma das grandes indústrias de arroz do Brasil. Foto: Divulgação

(Por Planeta Arroz) A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, na última terça (27/2), o Projeto de Lei nº 408, de 2019, proposto pelo deputado Ricardo Madalena (PL), que declara Santa Cruz do Rio Pardo (90 quilômetros de Bauru e 350km da cidade de São Paulo) como a “Capital do Arroz” no Estado de São Paulo. O projeto segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Além de valorizar o potencial industrial da cidade, segundo o parlamentar, a iniciativa pretende ampliar a divulgação do arroz como alimento saudável e essencial, impulsionar a criação de novos postos de trabalho e proporcionar a evolução do turismo de negócios no município.

Santa Cruz do Rio Pardo está situada no centro-oeste paulista e tornou-se um dos maiores polos de beneficiamento de arroz, chegando a processar 25% do cereal consumido no estado. A economia do município tem forte influência do setor arrozeiro, que emprega cerca de 800 funcionários diretos e movimenta um faturamento bruto mensal que ultrapassa os R$ 40 milhões. Praticamente todo o arroz beneficiado no município vem do Rio Grande do Sul, seguido de importações do Paraguai, Uruguai e Argentina.

Para o deputado Ricardo Madalena, que tem sua base eleitoral no município, a aprovação do projeto é motivo de orgulho. “Santa Cruz do Rio Pardo tem uma história ligada ao arroz, e essa lei vem para oficializar o que já é uma realidade há décadas. É um momento de valorização da nossa indústria e de celebração para todos nós”, diz.

Entre outras empresas, a cidade conta com a Guacira Alimentos, Arroz Patéko, Solito Alimentos, São João Alimentos, Cidal, Santa Lúcia, Valle Branco, Piccinin e  algumas das maiores empresas arrozeiras fora do Sul do Brasil, e é sede da Associação das Indústria de Arroz de Santa Cruz do Rio Pardo, que representa a cadeia produtiva do Estado junto aos organismos setoriais e governamentais.

A pujança da indústria de arroz e a estrutura e demanda que ela gera por serviços, equipamentos e as oportunidades associadas levam Santa Cruz do Rio Pardo a ter  um dos melhores índices de desenvolvimento do Estado. Por exemplo, o município, com 47.395 habitantes, está à frente de Assis, que 103.666 pessoas (IBGE, 2018), mais que o dobro da população, ficou para trás em termos de arrecadação.

 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter