Anos dourados
Filipinas aprova o arroz dourado OGM para produção comercial
As Filipinas são o primeiro país do mundo a aprovar, em julho, a produção comercial do golden rice, ou arroz dourado, grão de planta geneticamente modificada (GM) por esforços do Instituto Internacional de Pesquisa de Arroz (Irri) e apoio de instituições, como a Fundação Bill & Melinda Gates. O grão foi desenvolvido para combater à cegueira infantil e salvar vidas. Uma licença de biossegurança emitida por agências reguladoras abre caminho para que o arroz – enriquecido com o precursor da vitamina A betacaroteno para torná-lo mais nutritivo – seja cultivado por agricultores de todo o país.
“É um passo importante, pois significa que ultrapassamos a fase regulatória e o arroz dourado será declarado tão seguro quanto o arroz comum”, disse Russell Reinke, do Irri, das Filipinas, às agências internacionais. O próximo passo, segundo o melhorista sênior Mallikarjuna Swamy, será multiplicar as sementes. Swamy dedica-se ao arroz dourado, mas também lidera projetos de cultivares resistentes à seca e a estresses bióticos e abióticos do instituto.
O Irri passou duas décadas trabalhando com o Instituto de Pesquisa do Arroz das Filipinas (PhilRice) para desenvolver o arroz dourado – assim chamado pela tonalidade amarela brilhante. É o primeiro arroz geneticamente modificado aprovado para propagação comercial no sul e sudeste da Ásia. Apesar de passar pela barreira regulatória final, o grão está longe de chegar aos pratos dos consumidores. Quantidades limitadas serão distribuídas a agricultores de um programa de multiplicação no próximo ano.
RESISTÊNCIA
O arroz dourado enfrenta resistência de grupos ambientais que se opõem aos alimentos geneticamente modificados. Campos de testes nas Filipinas foram atacado por ativistas durante as pesquisas. O arroz comum, alimento básico para centenas de milhões de pessoas, em especial na Ásia, produz betacaroteno na planta, mas não contém no grão. “O que fizemos foi encontrar o modo de produzir betacaroteno no grão”, enfatizou Reinke. Apesar do benefício, o cultivo é igual ao arroz comum.
Golden rice, esperança contra a cegueira e a morte
Questão básica
A vitamina A é essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano, o funcionamento adequado do sistema imunológico e à visão. Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que a deficiência de vitamina A causa até 500 mil casos de cegueira infantil ao ano e metade das pessoas morrem até 12 meses após perderem a visão. Quase 17% das crianças com menos de 5 anos nas Filipinas são deficientes em vitamina A. “Forneceremos 30% a 50% da necessidade média estimada de vitamina A neste grão, que adicionado à dieta existente leva toda a população da insuficiência para a suficiência”, destacou Russell Reinke, pesquisador do Irri.
Fique de olho
O arroz dourado foi analisado por agências de segurança alimentar na Austrália, Estados Unidos e Canadá e recebeu aprovação, mas não ainda para cultivo comercial. A possibilidade é avaliada pela agência de alimentos em Bangladesh, país que pode se tornar o segundo a ter no campo o grão GM.