Área semeada de arroz ultrapassa 87% no Estado

A estimativa é que os arrozeiros cultivem uma área de 1.116.726 hectares.

De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), os produtores gaúchos totalizaram 87,2% de área semeada de arroz irrigado.

A área plantada até o momento é de 974.243 mil hectares. A estimativa é que os arrozeiros cultivem uma área de 1.116.726 hectares. “O plantio está sendo feito no tempo certo graças às boas condições climáticas com uma boa reserva hídrica que possibilitaram o preparo antecipado do solo”, informou o assessor de Políticas Setoriais da Fundação Irga, Mário Azeredo.

A Fronteira Oeste é a região mais adiantada, com 93,8% de área semeada e uma intenção de plantio de 332.929 hectares, seguida da Zona Sul com 90,3% e da Planície Costeira Interna, com 87,3% do total. A Campanha apresenta 82,5%, enquanto a Planície Costeira Externa está com 81,5% da área plantada enquanto a Depressão Central está com 79,6% da área cultivada.

5 Comentários

  • Ainda queria saber como fazem esses levantamentos… Não que eu duvide dos números, mas tenho receio de que não batem com o que se fala na minha região… que é a da fronteira-oeste e depressão central… Na depressão central mais de 30% da área terá de ser replantada… Na fronteira-oeste tem muita várzea que não irá nascer porque o saibro emplastou e precisará se replantada… Pouco se fala aqui nesse semanário sobre qual foi a real extensão da chuvarada e de seus prejuízos… Em novembro face a chuvarada quase nada se plantou… Não tinha como entrar nas terras… Estava tudo encharcado… Isso que faltavam 30% da área para ser plantada…
    PORQUE O IRGA E OUTROS ÓRGÃOS NÃO DIVULGAM NADA SOBRE OS ESTRAGOS DA CHUVARADA AINDA???

  • … Porque a despeito do dito popular ” é melhor previnir do que remediar”, nesse caso, ” é melhor camuflar do que informar”… Gerará oq os “verdadeiros” representantes não querem, o cereal com seu valor real.

  • Boa noite, Sr. Flávio. Aqui em Cachoeira o IRGA liga para os produtores para obter informações. Quais produtores? Normalmente aqueles que buscam informações técnicas em seminários e eventos afins. Quem vai nestes encontros técnicos? Aqueles produtores que puxam a média para cima. Os produtores da média e abaixo da média não são consultados. Quanto estudei estatística na Faculdade, atribuía-se a este procedimento o termo “aberração estatística”. Uma fraude. Por isso não informo mais nada sobre o meu negócio. Não confio nos números do IRGA, CONAB e IBGE, porque não são produzidos profissionalmente, e o resultado destes números SEMPRE prejudicam os produtores.
    Abraço

  • Não se preocupem que se a conta não fechar no fim a CONAB altera os dados de 5 anos atras e inventa um novo número de estoque…

  • Gostaria que estas reportagens também fossem feita aqui no Nordeste. Para nós sabermos a àrea plantada em nossa Região, como também o preço de mercado do arroz em casca. Agradeço e fico aguardando no meu email esta solicitação. Muito Obrigado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter