Arroz deve ter aumento de 4,7% na área plantada no RS

Segundo a Conab, preço acima do custo de produção e disponibilidade dé água para irrigação estimulação plantio de arros.

A área cultivada com arroz na safra 2013/2014 no Rio Grande do Sul, principal Estado produtor, está estimada em 1,12 milhão de hectares, o que corresponde a um aumento de 4,7% em relação à safra anterior. O acréscimo pode ser atribuído à disponibilidade de água nos mananciais para irrigação e ao preço do cereal no mercado cobrindo o custo de produção, informa a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu terceiro levantamento sobre intenção de plantio da safra 2013/14, divulgado hoje.

"Esse aumento no Rio Grande do Sul é tão significativo que recupera todos os demais decréscimos no resto do País, reforçando a hipótese de que a área a ser cultivada no Brasil será semelhante à da safra passada", diz a Conab.

A estatal observa, porém, que o excesso de chuvas em novembro não permitiu que os produtores concluíssem a semeadura e, em pleno mês de dezembro, ainda resta cerca de 12% para conclusão do plantio. "Este atraso deve acarretar diminuição da produtividade final da lavoura como um todo, prejudicando a previsão de recorde de produção de arroz no Rio Grande do Sul na safra 2013/14", estima a Conab.

A safra nacional de arroz em 2013/14 está projetada em 12,22 milhões de t, alta de 4% em relação ao período anterior (11,75 milhões de t). A área com a cultura no País deve ser de 2,42 milhões de hectares, mais 1,3% ante a safra 2012/13 (2,39 milhões de hectares).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter