Assentamentos gaúchos abrem mais uma colheita de arroz agroecológico

 Assentamentos gaúchos abrem mais uma colheita de arroz agroecológico

Tradicional evento de abertura da colheita será no assentamento Filhos de Sepé, em Viamão. Foto: Incra/RS.

(Por Governo do RS) Nesta sexta-feira (17), acontece a 20ª Festa da Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico, no assentamento Filhos de Sepé, em Viamão (RS). O evento é promovido pelo Grupo Gestor do Arroz Agroecológico, entidade representativa dos beneficiários da reforma agrária que se dedicam à produção do grão cultivado sem veneno no Rio Grande do Sul.

A expectativa é colher, nesta safra, cerca de 16 mil toneladas. A produção do arroz orgânico envolve 352 famílias de 22 assentamentos em doze municípios gaúchos. O grão é beneficiado pelas cooperativas dos agricultores assentados e comercializado por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e, ainda, em feiras, supermercados e na rede de lojas Armazém do Campo.

A festa acontece no maior assentamento do Rio Grande do Sul, onde está a maior lavoura de arroz orgânico da reforma agrária. Criado em 1998, com 9,5 mil hectares e capacidade para 375 famílias, o Filhos de Sepé tem uma condição especial. Está localizado integralmente dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande. Além disso, 2,5 mil hectares do assentamento foram cedidos pelo Incra ao estado sul-rio-grandense para a criação do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos – uma unidade de conservação de uso restrito.

Por esta configuração, a produção sem a utilização de venenos é também exigência da legislação ambiental. O cuidado constante com a agroecologia e a sustentabilidade será reforçado pela inauguração, durante a Festa da Abertura da Colheita, da Unidade de Produção de Bioinsumos Ana Primavesi. É a primeira biofábrica do Grupo Gestor do Arroz para produção de fertilizantes biológicos.

Histórico

O grão livre de veneno já é uma forte marca da reforma agrária no Rio Grande do Sul. Os primeiros plantios ocorreram entre 1998 e 1999, em assentamentos da região metropolitana de Porto Alegre.

O Incra/RS participou ativamente da implementação desta cadeia produtiva através da oferta de crédito, de assistência técnica e de infraestrutura, especialmente. Reforma e ampliação de Unidades de Beneficiamento (em Nova Santa Rita e em Tapes), aquisições de silos e equipamentos, implantação de Unidade de Beneficiamento de Sementes e de unidades de recepção/controle, secagem e armazenamento (em Eldorado do Sul) foram viabilizadas, nas últimas décadas, por meio do Programa Terra Sol.

A autarquia também investiu na pavimentação de estrada vicinal para escoamento da produção em Nova Santa Rita, obra concluída em 2017. Contratação de horas-máquina para preparação de solo e sistematização de lavouras, e de serviços de limpeza de canais foram ações pontuais também executadas pelo Incra/RS que beneficiaram a consolidação do arroz agroecológico em assentamentos gaúchos.

Serviço

20ª Festa da Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico
Assentamento Filhos de Sepé, Viamão (RS)
17 de março de 2023, a partir das 8h30
Ato simbólico às 10h30
Inauguração da Unidade de Produção de Bioinsumos Ana Primavesi, às 12h.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter