Baixa vazão prejudica a cultura do arroz em Telha
Atualmente, mais de 200 produtores trabalham em consórcio com a piscicultura.
O pequeno município de Telha, a 107 quilômetros de Aracaju, localizado às margens do Rio São Francisco, tem aproveitado as águas do Rio São Francisco para desenvolver a cultura do arroz.
Na região, a prática é centenária e ganhou a parceria da piscicultura, que em muitos lotes do Projeto Irrigado Propriá, é produzida em consórcio com a rizicultura. Produtores telhenses já estão abastecendo de peixe, produzido em viveiros, o mercado de várias cidades de Sergipe e de Alagoas.
Projeto Propriá- O Projeto Irrigado Propriá, que também envolve os municípios de Propriá, e Cedro de São João, tem a participação da maioria dos produtores de Telha. Atualmente, mais de 200 produtores trabalham em consórcio com a piscicultura. A Usina São João recebe cerca de 90% da produção do arroz do município e beneficia o produto, que já sai empacotado para venda com o nome ‘Arroz Tia Graça’.
Alguns produtores que acompanharam o desenvolvimento da produção do arroz através das águas, diretamente, do rio, sentem saudade do tempo das enchentes do Rio São Francisco, quando todos, sem distinção, podiam plantar arroz e sobreviver da pesca, diferente de hoje em dia que só produz quem tem a terra irrigada, devido ao desgaste da utilização deste recurso e degradação da mata ciliar.