Cerveja pode ter alavancado plantio de arroz na China há cerca de 10 mil anos
(Por Redação Galileu) Chico Science dizia que “uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor”. Há quem discorde disso, mas um novo estudo arqueológico mostra que a boa e (muito!) velha cervejinha pode ter sido fundamental para a ampliação do cultivo de arroz na China.
Traços microscópicos de bebida fermentada foram encontrados em recipientes de cerâmica do parque arqueológico de Shangshan, que fica no leste da China. Estima-se que as evidências tenham entre 9 e 10 mil anos de idade.
Os pesquisadores analisaram fitólitos, grânulos de amido e fungos para chegar à conclusão de que o líquido armazenado nos recipientes era uma espécie de cerveja de arroz. Atualmente, essa é a mais antiga evidência de fermentação alcoólica do Leste Asiático.
“É provável que essas bebibas alcoólicas tenham tido papel significativo em cerimônias, possivelmente encorajando a popularização do cultivo de arroz na China antiga”, diz o artigo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.