Cresce a área com o arroz pré-germinado em Cachoeira do Sul (RS)

 Cresce a área com o arroz pré-germinado em Cachoeira do Sul (RS)

Pré-germinado: terra sistematizada para o cultivo do arroz

Sistema foi adotado pelos produtores em 35% da lavoura da Capital Nacional do Arroz.

Os produtores rurais destinaram 11.700 hectares para o sistema pré-germinado de cultivo de arroz nesta safra em Cachoeira do Sul, onde a lavoura do cereal deve chegar a 33.420 hectares, aponta um levantamento feito pela equipe do Instituto Rio Grandense do Arroz. Isso significa que 35% da área destinada para o cultivo do arroz é ocupada com o pré-germinado, sistema que vem crescendo a cada ano em Cachoeira.

O agrônomo Ricardo Tatsch, do Irga, afirma que o pré-germinado cresceu bastante em várzeas cachoeirenses para permitir ao agricultor produzir o cereal em áreas infestadas pelo arroz vermelho, resistente aos herbicidas. A água é colocada na lavoura e fica sobre o solo, eliminando o oxigênio. Assim, o arroz vermelho não nasce e as sementes são semeadas pré-germinadas pelos agricultores direto nas áreas inundadas.

Entre as vantagens do pré-germinado estão o planejamento e semeadura da lavoura na época recomendada devido a menor dependência do clima, controle do vermelho, elevação do pH e liberação dos nutrientes pela pré-inundação. Além disso, exige menos maquinário e apresenta custo menor de produção. No entanto, Tatsch alerta que nenhum sistema é perfeito e atualmente são constatados problemas de plantas daninhas resistentes, pragas de difícil controle e desestruturação do solo para o cultivo.

ROTAÇÃO – Tatsch enfatiza que o melhor para o produtor é fazer uma rotação de sistemas: direto, semidireto, convencional e pré-germinado. Além disso, segundo o agrônomo, a rotação de culturas com soja, milho e pecuária na área contribui para o sucesso com o arroz. “Somente assim conseguiremos a sustentabilidade e a manutenção na atividade, reduzindo custos e com produtividades maiores, o que é essencial para maior rentabilidade”, recomenda Tatsch.

PARA SABER MAIS

Detalhes sobre o sistema pré-germinado

O sistema pré-germinado é um conjunto de técnicas para o cultivo de arroz em áreas sistematizadas, onde as sementes, previamente germinadas, são lançadas em quadros nivelados e inundados.

Este sistema é uma alternativa viável para áreas que apresentam problemas de produtividade, principalmente pela alta infestação de arroz vermelho. Entre as vantagens estão o controle mais eficiente do arroz vermelho, menor dependência do clima para o preparo do solo e semeadura e menor consumo de água na hora de irrigar a lavoura.

No Rio Grande do Sul são constatadas algumas dificuldades para a adoção do sistema, como carência de mão de obra especializada e custo para sistematizar o solo.

A sistematização da área é um importante requisito deste sistema, de modo que adotam-se quadros fixos, regulares e, em geral, de pequenas dimensões, separados por taipas permanentes.

A sistematização consiste no nivelamento do solo com adequação dos sistemas de irrigação, drenagem e viário. Recomenda-se sistematizar em nível (cota zero) ou próximo de zero (0,02 centímetro), o que facilita a drenagem para a colheita do arroz e para o caso de estabelecer-se um plano de rotação de culturas nesta área.

Preparo do solo
O preparo do solo deve ser feito com a terra seca. A água pode ser utilizada nos procedimentos de acabamento da superfície do solo. Na entressafra, a área deve ser mantida o mais drenada possível.

Adubo
Após a análise, a aplicação de fósforo e potássio deve ser feita por ocasião do preparo do solo. A adubação nitrogenada da lavoura deve obedecer a recomendação da pesquisa. É indicado aplicar metade da dose no início do perfilamento e o restante pouco antes da diferenciação floral.

Cultivares
A escolha da variedade para semeadura deve ser baseada em características consideradas essenciais: ciclo, qualidade da semente, adaptação ao manejo do sistema, resistência à brusone, resistência à toxidez por ferro e também ao acamamento.

Semeadura
A melhor época de semeadura para arroz irrigado no Rio Grande do Sul é entre os dias 21 de setembro e 10 de dezembro, dependendo da região e ciclo da variedade escolhida.

A semeadura é feita em solo com lâmina de água de cinco a 10 centímetros, sendo recomendável que seja feita no período do dia em que o vento seja mínimo e que a água dos quadros esteja limpa.

Plantas daninhas
O controle de plantas daninhas neste sistema pode ser realizado pela utilização de herbicidas após a semeadura, em solo drenado (pulverizada) ou diretamente na água de irrigação (benzedura ou pulverização).

A evolução do
pré-germinado

em Cachoeira

Safra 2010/2011: 11% da área

Safra 2011/2012: 16% da área

Safra 2012/2013: 33% da área

Fonte: Irga

1 Comentário

  • olha só como muda as coisas.sou produtor no baixo vale do Itajaí em Santa Catarina e estamos mudando a cabeça do pré germinado para plantar no sistema em linha. Estamos como muito problema com ervas daninhas que no sistema irrigado não conseguimos controlar e com o sistema em linha o é mais controlado e conseguimos abaixar o custo de plantio em torno 50%. Geralmente estamos plantando as variedade epagri 117cl 115cl e puitá intá e alguns hibridos da ricetec que estão indo mais ou menos. Mas esse ano com chuvas um pouco mais intensa o plantio em linha ficou meio complicado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter