De dar inveja em São Pedro

 De dar inveja em São Pedro

Arns: não é São Pedro, mas faz chover na lavoura

Inovação dos Arns muda a paisagem do pampa
.

O sistema de irrigação por aspersão está mudando a paisagem das lavouras de arroz do pampa do Rio Grande do Sul. Os irmãos Walter e Werner Arns, produtores em Uruguaiana, são pioneiros na implantação deste sistema para o cultivo do arroz. Na safra 2002/2003, eles fizeram as primeiras experiências, identificando vantagens, problemas e variedades que melhor se adaptaram. Na safra 2003/ 2004, a área irrigada por aspersão dos irmãos Arns foi de 160 hectares e em 2004/2005 serão 425 hectares.

Walter Arns explica que a grande vantagem do pivô central é a garantia de água na medida certa. Segundo ele, a produtividade do cereal nas áreas irrigadas por aspersão foi de 7,5 mil quilos/hectare. “É a mesma das áreas cultivadas com inundação. Mas nessas áreas do pivô, a rotação de culturas é mais eficiente, obtendo um solo mais fértil para o arroz. O impacto ambiental também é menor”, destaca. Walter Arns tem 1,6 mil hectares de arroz.

A irrigação por aspersão no Rio Grande do Sul é pouco comum. Além dos irmãos Arns, o sistema é utilizado na safra 2004/2005 na Estância Rivalta, também em Uruguaiana, em 62 hectares, e em Cachoeira do Sul, em uma área de 26 hectares. 

Tira-teima 

VANTAGENS

• Possibilidade de rotação de cultura, controlando de forma natural as invasoras e qualificando o solo sem o uso de produtos químicos

• Uso menor de água. Em média, cerca de 50% do que é necessário no sistema convencional

• Facilidade na colheita, pois o solo é drenado mais facilmente

• Sistema de plantio direto sobre a palha da cultura em rotação

• Tranquilidade para enfrentar a estiagem

DIFICULDADES

• Elevado custo de aquisição, em média R$ 3,5 mil para cada hectare

• Preparo da área, removendo obstáculos como redes elétricas, estradas, valetas, pedras e tudo que estiver no raio de irrigação do pivô

• Perdas nos vértices (cantos onde o sistema não alcança)

• Atoleiros nos trilhos do equipamento

• Escorrimento de água pela superfície do solo mais compactado, prejudicando o desenvolvimento do arroz naquele local

Questão básica
Walter Arns usa a variedade BR Taim na área de irrigação por aspersão. A cultivar apresentou os melhores resultados nas experiências feitas com diferentes sementes, inclusive da região centro-oeste do Brasil, onde o uso de pivô central é mais comum.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter