Derivados de arroz mais perto das comunidades rurais

 Derivados de arroz mais perto das comunidades rurais

Instrutoras e participantes do curso do Senar

 No dia 30 de agosto, na Expointer 2018, o Senar/RS e a Comissão de Produtoras Rurais da Farsul lançaram oficialmente o Curso de Produção de Alimentos à base de Arroz e Derivados. O evento lotou a Casa do Senar, com autoridades, presidentes de entidades, produtores rurais e convidados. As mesas repletas de deliciosas receitas arrancaram elogios de todos os presentes. Iniciava-se ali uma grande perspectiva para o arroz em forma de derivados, pois com isto havia-se oportunizado chegar através do aprendizado mais perto da mesa dos gaúchos.

A elaboração do curso teve muito cuidado, pois o Senar tem a incumbência de chegar aos quatro cantos do estado, levando às comunidades rurais o conhecimento tão importante e necessário.

A farinha de arroz é grande aliada daqueles que desejam uma vida mais saudável. Ela pode ser encontrada na forma branca ou integral e, aos poucos, ganha seu espaço devido às suas qualidades nutricionais, por ser um alimento de fácil digestão, que não causa alergias alimentares e não possui glúten. O curso conta com duas instrutoras e devido à grande demanda de pedidos, através dos sindicatos rurais para agendamento normal e em feiras agropecuárias, se cogita aumentar o número de professoras. Agora, em outubro, tivemos a felicidade de ver o Senar/RS confirmar o curso em sua grade permanente, com apostilas impressas e espaço próprio.

“Maravilhoso o curso. Pelo envolvimento das alunas percebe-se que veio para ficar. Além da valorização do produtor de arroz e da certeza de que este alimento precisa estar presente na alimentação das famílias, o seu alto valor nutricional e benefícios à saúde. As receitas são apresentadas de forma fácil e diversificada”. Denize Vogg, instrutora e técnica em Nutrição do Senar/RS.

RECEITA DO MÊS

Rosquinha de leite condensado crocante, deliciosa e sem glúten

INGREDIENTES:
• 1 lata de leite condensado
• 200 gramas de margarina
• 200 gramas de amido de milho
• 300 gramas de farinha de arroz ou um pouco mais até dar o ponto
• 1 colher (sopa) de fermento em pó

 

MODO DE PREPARO:
• Misture todos os ingredientes, amassando bem a massa. Faça cordões e forme pequenas rosquinhas.
• Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por mais ou menos 15 minutos.

 

LIVIA PINZON DE CARVALHO
PRODUTORA RURAL
DIRETORA DA ASSOCIAÇÃO DOS ARROZEIROS DE PALMARES DO SUL,
CAPIVARI DO SUL, OSÓRIO, CIDREIRA E BALNEÁRIO PINHAL.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter