Edições: Edição 48 - Novembro de 2013

Estabilidade previsível

Consolidação de limites de alta e de baixa determinaram o comportamento dos preços ao longo do ano . Confirmando uma expectativa que já se tinha há um ano, a comercialização de arroz no mercado doméstico se caracterizou pelo comportamento estável dos preços nas principais praças de comercialização. E isso se deu basicamente pela consolidação de […]Leia mais

Melhor que a encomenda

Após um primeiro semestre ruim, exportações brasileiras reagem e devem passar de 1 milhão de toneladas . As exportações brasileiras ensaiam uma recuperação no segundo semestre do ano comercial 2013/14 e poderão alcançar volume superior a 1 milhão de toneladas. No início do ano, o setor reconhecia que 800 mil toneladas seria ótimo resultado, face […]Leia mais

Embarques sem risco de apagão

Arroz produzido no RS, exportado a mais de 70 países, tem dificuldades para superar gargalos logísticos e portuários . Localizado em um estado no qual as commodities agrícolas são os principais produtos de exportação, o Porto de Rio Grande se especializou na movimentação de grãos. É considerado o melhor do Brasil e o sétimo do […]Leia mais

No limite

Estrutura portuária demanda investimentos pela competitividade . Mesmo estando entre os mais importantes portos do continente americano, na opinião de especialistas, a infraestrutura do Porto de Rio Grande ainda tem muito a evoluir. Os 18 atracadouros atuais são considerados insuficientes para dar conta da movimentação de navios em épocas de escoamento da safra. As filas […]Leia mais

Grande gargalo

Exportar é preciso, e depende da melhora dos serviços prestados. A falta de infraestrutura adequada para escoar a produção fez o Porto de Rio Grande virar um grande gargalo para as exportações de arroz em 2013. Cargas de arroz já foram rejeitadas no destino devido à contaminação por soja e trigo (terminais sujos). Não há […]Leia mais

Modernização à vista

R$ 97 milhões serão investidos em Rio Grande, e o arroz ganha com isso . A boa notícia é que este aparente cenário “caos logístico” deverá começar a ser revertido já a partir de 2014, com o início das obras de modernização do cais do Porto Novo, construído há 97 anos. Em setembro, foi publicado […]Leia mais

Um ano difícil

2014 não será fácil para os exportadores de arroz do Brasil . A previsão dos especialistas é que 2014 será um ano difícil para os exportadores em razão das obras no Porto de Rio Grande. Matheus Pereira Pinto, head da plataforma de arroz da Louis Dreyfus Commodities, maior exportadora mundial de arroz, com 60% do […]Leia mais

Movimentação de contêineres de arroz no Tecon Rio Grande

A movimentação de cargas por contêineres é um processo ágil e seguro de transporte de mercadorias, possibilitando maior controle da carga, reduzindo perdas e avarias. O Rio Grande do Sul conta com um moderno terminal para a movimentação de contêineres (Tecon) no Porto de Rio Grande, disponibilizando esta importante alternativa logística para o transporte de […]Leia mais

De volta à negociação

Setor quer renovação e avanços no Decreto nº 50.297/13 pela competitividade gaúcha . A cadeia produtiva e o subsecretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, Ricardo Neves Pereira, se reuniram em outubro para discutir os termos de renovação do Decreto nº 50.297/13, que está em vigor desde 1º de maio deste ano e estabelece […]Leia mais

Caro demais para competir

Carga tributária sobre o custo de produção do arroz chega a 30% no Rio Grande do Sul . A determinação do custo de produção na agricultura, elemento-chave para que se estabeleça a competitividade, e sua análise oferecem uma base consistente e confiável para a projeção dos resultados e o planejamento, principalmente na decisão de o […]Leia mais

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