EUA: mercado de arroz se firmando, apesar da lenta demanda

 EUA: mercado de arroz se firmando, apesar da lenta demanda

(Por Dwight Roberts, Associação de Produtores de Arroz dos EUA) O mercado de beneficiamento de grãos longos está andando lentamente no verão, esperando por uma nova demanda de qualquer comprador. Espera-se que o carregamento seja mais apertado este ano do que no passado e, com uma safra curta recém-plantada, há potencial para um mercado firme, apesar da atual falta de demanda.

Arkansas está com 89% do arroz emergido, indicador referente ao dia 30 de maio, o que está de acordo com as normas históricas. Louisiana está um pouco atrás, com 91% em 30 de maio, em comparação com uma média de cinco anos de 97%. O Missouri está à frente, assim como a Califórnia.
A condição da colheita está parecendo um mosaico até agora. Notavelmente, o Arkansas está apenas com 57% em boas condições, com 21% sendo registrado como regular e 20% como ruim. Louisiana está mostrando 52% bom e 45% regular, com apenas 3% como excelente. As fortes chuvas que atrasaram ou impediram totalmente o plantio estão prejudicando a safra emergente.

No terreno, os preços à vista no Texas estão sendo negociados a $ 13,83/cwt, se for possível encontrar oferta o que está exatamente em linha com os da Louisiana, com preços de $ 13,89 / cwt. No Mississippi, a entrega é de US $ 12 a US $ 13, assim como Arkansas e Missouri. Com o Haiti em crise e sem negócios no Iraque, a demanda é escassa em toda a região entrando no verão, e encontrar negócios com dinheiro é difícil no ambiente atual.
As vendas líquidas mostram um decréscimo de 31% em relação à semana anterior e 50% da média de quatro semanas, fixando-se em 24.500 MT. As exportações de 34,1 mil toneladas caíram 54% em relação à semana passada e à média de quatro semanas. O grosso das exportações veio na forma de cumprimento de uma licitação japonesa da Califórnia, com o restante sendo enviado para El Salvador, Guatemala, México e Canadá.

Na Ásia, os preços vietnamitas caíram esta semana, já que os compradores estão buscando orígens mais baratas. A Índia permaneceu como líder de preços baixos ao longo do ano e continua a exercer pressão sobre outras origens – mesmo em face de seus surtos de COVID-19.

A Tailândia também tem recebido parte do interesse de compra que está caindo com o caro arroz do Vietnã. Os preços do Viet ainda estão altos como $ 480-490 / MT, mas a expectativa é que as cotações caiam para convergir com os preços tailandeses na faixa de $ 460-465 / MT.

A Índia permanece inalterada em US $ 390 / MT. As altas taxas de frete e o aumento dos custos do combustível também estão afetando os preços do arroz, tornando a entrega mais cara. A recuperação das commodities se estendeu totalmente para o mercado de granéis sólidos, onde os indicadores de alta foram sustentados por cinco meses consecutivos.

Um relatório recente do GAIN no México revisou a produção total de arroz para 306.000 TM de arroz em casca, ou 210.000 TM de arroz beneficiado. Esse aumento, que é de quase 25% no ciclo da safra primavera / verão, é em grande parte atribuído ao programa de Preço de Garantia do governo para garantir valores mais altos aos produtores. O aumento da produção resultou em um salto nos estoques, com estimativas agora de até 220.000 TM.

 

Status do Mercado de Arroz (USRPA)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter