Farsul avalia primeiro levantamento de intenção de plantio da safra de arroz 2013/2014 da Conab

No estado a soja ganhará mais espaços, sendo cultivada em áreas originalmente destinadas ao arroz.

A produção brasileira de grãos para a safra 2013/2014 está estimada entre 192 e 195 milhões de toneladas, o que representa um percentual que varia de 2,6 a 4,5% acima da última safra, quando foram colhidas 187 milhões de toneladas. O resultado é do primeiro levantamento de intenção de plantio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nessa quarta-feira (09).

Para a próxima safra nacional de arroz, a estimativa inicial é de que sejam produzidos entre 11,92 a 12,03 milhões de toneladas, produção pouco superior a do ano passado, oscilando entre menos 1,5 a 2,4%, em uma mesma área plantada na safra 2012/2013 que foi 2.390,9 mil hectares.

De acordo com a análise feita do presidente da Comissão do Arroz da Farsul, os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que juntos cultivaram mais de 50,0% da área total de arroz do Brasil, chegando a produzir aproximadamente 76,0% da safra nacional, devem permanecer como maiores produtores do país.

O estado já possui 12% da área plantada prevista para a safra 2013/2014. A expectativa é aumento de área de 1,3 a 2,3%.

“Estes números indicam também um estoque de passagem de 1.945 mil toneladas, um estoque razoável para exportação no próximo ano, porque somente com uma boa exportação é que teremos condições de equilibrar os preços”, complementa Schardong.

Neste primeiro estudo, os produtos com maior destaque foram a soja e o milho, que cresceram tanto em área como em produção. No estado a soja ganhará mais espaços, sendo cultivada em áreas originalmente destinadas ao arroz, Mas segundo Francisco Schardong a migração de cultura não deve prejudicar o mercado.

“Esse avanço da soja em áreas de arroz dará um equilíbrio no mercado, porque assim como neste ano, os produtores que farão a lavoura conjunta poderão vender primeiro a soja e segurarem o arroz, sem aquela velocidade para vender. Isso forçava uma baixa no preço”, acrescenta o dirigente.

Na safra 2012/2013, 280 mil hectares de áreas de arroz forma cultivadas com soja no RS. Para esta safra, Schardong acredita que a área deve chegar a 400 mil hectares.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter