Governador recebe convite para início do plantio da safra de arroz

O Rio Grande do Sul deve semear 1.057.357 ha de arroz na safra 2011/2012 .

 O governador Tarso Genro, acompanhado do secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e do presidente do Irga, Claudio Pereira, recebeu, na manhã desta quinta-feira, no Palácio Piratini, uma comitiva do município de Restinga Sêca e da Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), que entregou convite para o início do plantio do arroz no
Estado.

A abertura acontece no dia 8 de outubro, no Centro de Eventos do município, mesmo lugar que deve abrigar, entre os dias 24 e 26 de fevereiro do próximo ano, a festa da Colheita do Arroz. O município foi escolhido para sediar estes dois eventos simbólicos da lavoura orizícola porque possui o maior número de plantadores de arroz na região central do Estado. Segundo informações do Irga, pelo menos 800 produtores cultivam o cereal em Restinga Sêca.

O Rio Grande do Sul deve semear 1.057.357 ha de arroz na safra 2011/2012. Os dados, divulgados pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), representam uma redução de 10,41% com relação à safra anterior, quando o total plantado foi de 1.180.275 ha. Se comparada à safra de 2009/2010, essa redução é de 2,88%.

Integraram a comitiva o prefeito Tarcizo Bolzan, o presidente da Câmara Municipal, vereador Valderi Otto Paul, presidente da Federarroz, Renato Rocha, presidente da Associação dos Arrozeiros de Restinga Seca, Claudio Possebon, e pela segunda princesa da Abertura da Colheita do Arroz deste ano, Rafaela Chapinotto.

13 Comentários

  • Convidaram ele para vir dizer que o povo tem que comer mais arroz com feijão? Para dizer que ao invés de plantar arroz temos que criar gado? Para dizer que os leilões modificaram o quadro da comercialização do arroz e a garantia do preço mínimo é só uma questão de tempo? Para dizer que os contratos com o Mercosul já estão consolidados e não serão revistos? Para dizer que os bancos estão refinanciando as dívidas a perder de vista? etc…Ou será que ele virá nos trazer medidas concretas e eficientes…Que realmente ajudem a solucionar a questão de preços e renda para os arrozeiros!!!

  • Senhor Falvio, estou gostando de ver suas manifestações, é assim que vamos conseguir uma mobilização que dê rsposta ao descaso do governo. O governo não está cumprindo com suas obrigações impostas pelas leis e pela moral. Assim que devemos chamar nssos colégas para iniciarmos uma grande mobilização em Restinga Seca. Sair de lá com uma estrátefia para reunirmos um grande polo ativo de uma ação que tenha cunho social capaz de vir trazer soluções as incertezas que vivemos. Devemos juntos fazer uma grnade campanha contra a omissão do governo em seu dever de garantir a soberania brasileira na agricultura, no cumprimento da Lei de garantia dos preços mínimos, etc. Nós produtores de arroz brasileiros, estamos jogados a própria sorte, não sabendo o futuro da nossa atividade, cada vez mais endividados, pagando a conta por produzirmos com eficiência e, sobretudo, cumprindo com as obrigações sociais que nos são impostas pelo direito e pela moral, nas relações trabalhistas e ambientais. Pagamos os mais caros preços para produzir no mundo e ainda somos eficientes, em troca desta competência, recebemos arroz vindo de todos os lugares do mundo sem nenhum custo de tributos que nos são impiedosamente cobrados tanto pelo Estado como pela União.

  • Há passado a hora de reagirmos de forma a darmos uma resposta ao descaso do governo e dos nossos representantes e líderes que até o momento vem sendo muito complacentes com a situação ora exposta. Não podemos mais sofre os abusos que estamos amargando passivamente. Acreditamos que somos capazes de reverter essa situação, com a ajuda de DEUS, amansamos a terra e dominamos as água para plantar e colher, e com nossa união, habilidade e PROTEÇÂO DIVINA, iremos vencer essa árdua luta contra a inconsciência HUMANA. AÇÂO JUDICIAL JÁ!!!! Vamos saber do Judiciário se as leis estão só para os agricultores cumprirem, se ea PGPM está no papel só de enfeite.

  • E mais, cobrarmos de nossos parlamentares atitudes firmes em nossos pleitos. Os agricultores de arroz não precisam de favores políticos e do governo, temos nossos direitos consolidados em Leis e na CF. Direitos estes que foram adquiridos com o esforço de trabalho honesto durante décadas de nossos antepassados. Chega de tapinhas nas costas de políticos. Vamos exigir dos parlamentares que dizem nos representar uma atitude firme e positiva… que digam ao governo de forma clara que se não cumprida a Lei de garantia de preços mínimos, etc, não terá o governo, os votos para pleitos apresentados pelo governo. Vamos pagar com a mesma moeda a atitude omissa do governo brasileiro.

  • Flávio Schimidt e Stella, os senhores estão corretos, não há outra alternativa para quem produz e paga com todos os seus compromissos, impostos, leis ambientais, encargos trabalhistas e só quer seguir poder trabalhar, não há outro meio a não ser de propor na Justiça uma AÇÃO JUDICIAL contra o governo e exigir o que está na Lei – a garantia do preço mínimo. Só isso, ou a lei é para bonito, só ver mas não tocar ou usá-la????

  • Caros colegas, não acredito que alguma ação judicial possa nos socorrer.A lei que funciona no Brasil é a lei da oferta e procura e plantando 1057000 hectares conforme acima já sabemos no que vai dar.Não adianta dar murro em ponta de faca.Temos é que acabar com essa história de arrozeiro e partirmos para o produtor de varzea (soja, milho, grama, pecuária, eucalipto, fruticulura e uma infinidade de etc) e ai ficamos insistindo no arroz tal qual o cara que a ex mulher não quer mais e ele fica rastejando atraz.

  • HÁ SIM UMA MANEIRA DE CONSEGUIRMOS SAIR DESSA, AUMENTAR O PRAZO DO PAGAMENTO DAS DÍVIDAS E OGOVERNO CUMPRIR A LEI DE GARANTIA DO PREÇO MÍNIMO. SE NÃO FIZER TEMOS QUE ENTRAR NA JUSTIÇA. SÓ NÃO PODEMOS ESPERAR PARA AGIR DEPOIS DA COLHEITA!!!
    VAMOS FALAR COM O MINISTRO E DAR UM PRAZO PARA QUE ELE SE TOME UMA ATITUDE PARA SOLUÇÃO DA CRISE. ELE É GAÚCHO QUEM SABE JÁ VENHA COM A SOLUÇÃO!! VENHA E DIGA QUE VAI CUMPRIR A LEI E QUE VAI DILATAR O PRAZO DO PAGAMENTO DAS DÍVIDAS E ASSIM POSSIBILITANDO NOSSA PERMANÊNCIA NA LAVOURA. DO CONTRÁRIO TEMOS QUE IR PARA JUSTIÇA!!

  • Senhor Eraldo Gil, não podemos concordar com o senhor na afirmativa que não existe lei que possa nos amparar. Infelizmente ainda existe muitos produtores rurais que não conhecem seus direitos. E pela falta de conhecimento necessário, ficamos sem saber o que fazer quando passamos por situações da qual estamos vivedo. As Leis existem, basta apenas sabermos buscá-las, impulsionado o judiciário para a tutela adequada dos direitos que estejam sendo ofendidos.
    Nós cumprimos todas as leis que nos são impostas, o governo também tem leis para cumprir, se não cumpre, existe o judiciário para faze-lo cumprir. Se todos pensarem como o senhor Gil, vamos admitir que as leis estão apenas de enfeite, para bonito como diz um outro coléga!!!

  • Em parte concordo com o senhor Gil, que devemos buscar outras alternativas, mas isso não se faz de um dia para outro, muito menos com uma tropa de agricultores já quebrados, que não terão nem mais suas terras para trabalhar.

  • Pensem senhores, para que existe o codigo do consumidor, o procom, o cesex, e outros tantos departamentos que regulam as relações comercias em nosso país…………… e a lei da GARANTIA DO PREÇO MINIMO ?
    Não podemos abrir mão de nossos direitos!!!!

  • Não podemos nos esquecer que o minimo JÀ faz uns QUATRO ANOS E A CORREÇÃO e dela para ca a inflação chega em torno de 30% ou 40%?
    Devemos pedir corrção desse minimo

  • O mais indignante nesta história toda é que quando o dólar sobe, TUDO SOBE… porém quando ele baixa os insumos e tudo mais não acompanham a baixa.

    Resumindo o ARROZ SÓ ACOMPANHA NAS BAIXAS……….. E BAIXA COM UMA VELOCIDADE DE FÓRMULA 1
    PRA SUBIR SOBE NA VELOCIDADE DE UMA CARROÇA PUXADA POR UM JUMENTO MUITO MAGRO ( QUE SOMOS NÓS…………..BURROS DE CARGAS).

  • Somos um verdadeiro barco a deriva sem ter para quem nos consolarmos devido a FALTA DE UNIÃO DE NOSSA CLASSE.
    Devemos e deveremos ser unidos nas horas mãs e e boas impendindo que muitos supostos REPRESENTANTES se infiltrem em nossa sociedade VENDENDO FALSAS ILUSÕES DE AJUDAS !!

    Somos e seremos capazes de mudar este QUADRO LAMENTÁVEL QUE NÓS ENCONTRAMOS….. NOS ESCLARECENDO E ESTUDANDO O PASSADO E PRESENTE DE TODOS POLITICOS PRESIDENTES DE ENTIDADES QUE NOS REPRESENTAM.
    Pois estamos nesta situação unicamente por FALTA DE POLITICOS SOLIDÁRIOS que VERDADEIRAMENTE SE PREOCUPAM COM NOSSA CLASSE .

    BASTA DE NOS ILUDIRMOS E NOS ENGANARMOS COM AQUELES QUE JÁ NOS FIZERAM MUITO MAL.
    MUDANÇA JÁ !!!
    FORA PT E CAMBADA DE SEM VERGONHAS QUE SÃO PARASITAS DE NOSSO TRABALHO E SUOR !!

    E A QUEM SERVIR O CHAPÉU,……………….QUE O USE !!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter