Governo da Índia determina que indústria baixe o preço do arroz

 Governo da Índia determina que indústria baixe o preço do arroz

(Por Prensa Latina) O governo central da Índia ordenou hoje às associações da indústria do arroz que reduzam imediatamente os preços internos deste alimento essencial e evitem a especulação. A portaria resultou de uma reunião convocada esta segunda-feira, em Nova Deli, pelo secretário do Departamento de Alimentação e Distribuição Pública, Sanjeev Chopra, para rever a situação.

No encontro, Chopra e representantes da empresa discutiram o aumento dos preços do arroz no país, apesar de uma boa colheita, amplos estoques de produção e regulamentações em vigor sobre as exportações, indica um comunicado do Ministério do Consumo, Alimentação e Distribuição.

A indústria deve garantir que os preços no mercado interno sejam reduzidos a níveis ótimos e os esforços de obtenção de lucros devem ser estritamente abordados, sublinhou o líder. Ele também observou que a taxa anual de inflação do arroz ronda os 12% nos últimos dois anos, o que é motivo de preocupação.

Chopra apelou a uma redução urgente dos preços em benefício do consumidor final e recomendou às principais associações industriais que abordassem a questão com os seus membros e garantissem uma solução com efeito imediato. Há relatos de um aumento acentuado nas margens obtidas por atacadistas e varejistas, que precisa ser moderado, disse ele.

O Departamento de Alimentação e Distribuição Pública monitoriza e analisa de perto os preços do arroz no país e intervém sempre que necessário para garantir a acessibilidade do produto, que constitui uma parte importante da dieta alimentar.

1 Comentário

  • Como assim, arroz importante na dieta dos indianos, achei q insetos era dieta preferencial, já comentei outro ano q se a Índia viesse consumir arroz, faltaria arroz no mundo. Por que será q estão exagerando no preço q o governo tem q interferir?!! porque há demanda interna!!!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter