Importação de arroz cresce em abril, mas Brasil tem superávit

 Importação de arroz cresce em abril, mas Brasil tem superávit

Exportação supera as compras, mas predominam os quebrados nos embarques

(Planeta Arroz) Com embarques que somaram 111,2 mil toneladas de arroz em base casca e receita de US$ 39,2 milhões, as exportações brasileiras de arroz apresentaram queda de 23,6% em abril. Ao mesmo tempo as importações do segundo mês do ano comercial 2020/21 – que vai de março a fevereiro – cresceram 43,9%, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), compilados a partir das informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

O país teve um superávit de nove mil toneladas na balança comercial do grão no mês de abril, pois importou 102,1 mil toneladas. A diferença é que tem importado preferencialmente arroz beneficiado, esbramado ou em casca, enquanto a predominância das vendas tem sido para o arroz quebrado e o grão em casca.

Segundo dados do Sindicato da Indústria do Arroz do Rio Grande do Sul (Sindarroz-RS), no acumulado do ano comercial 2021/22 (março e abril) o país exportou 215.550 toneladas em base casca, enquanto importou 175.685 t. O superávit é de 39.865. Na mesma época no ano passado o Brasil estava com um déficit de 33.845 toneladas. O números poderiam ser bem superiores.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter