Índia proíbe exportações de farelo de arroz até março de 2024
(Por Planeta Arroz) O governo da Índia prorrogou a proibição de exportação de farelo de arroz desengordurado, um ingrediente importante na preparação de rações para bovinos e aves, até 31 de março do próximo ano, de acordo com uma notificação expedida nesta sexta-feira. As exportações foram suspensas pela primeira vez em julho deste ano.
“A proibição de exportação de farelo de arroz desengordurado é prorrogada até 31 de março de 2024”, informou a direção-geral do Comércio Exterior em notificação.
Segundo especialistas, o aumento do custo da ração é um dos principais motivos para a elevação dos preços do leite no país e a proibição das exportações pode ajudar a aumentar a disponibilidade do produto no mercado interno, contendo assim as taxas inflacionárias.
No entanto, a Associação de Extratores de Óleos e Solventes da Índia já havia pedido ao governo que reconsiderasse a sua decisão de proibir as exportações, uma vez que a medida provavelmente terá um impacto mínimo nos preços da alimentação do gado e do leite. Segundo estimativas, na alimentação do gado é utilizada cerca de 25% da extração de farelo de arroz.