Indianos descobrem código genético para aumentar o tamanho do grão de arroz

Como consequência, o rendimento de cada planta de arroz aumentaria, fornecendo ao país mais uma opção para aumentar a produtividade.

Procurando maneiras de aumentar o rendimento das lavouras de arroz, os biólogos indianos descobriram um novo código genético que poderia quase dobrar o comprimento de cada grão da planta. Enquanto a Índia possui a maior área cultivada de arroz do mundo, com todos os estados mantendo cultivos e até três épocas de safras, a produtividade geral é baixa em comparação com China, Japão, Coréia, EUA e Indonésia.

A produtividade indiana é pouco superior a 2.000 kg por hectare, o que é muito menos comparado a os outros países com médias de 5.000 a 8.000.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Vegetal de Délhi agora identificaram um gene do arroz chamado OsMed15a que tem o potencial de transformar a paisagem, pois desempenha um papel fundamental na regulação do tamanho do grão de arroz e consequentemente do rendimento. Uma emenda no gene pode aumentar o tamanho dos grãos.
Globalmente, os cientistas ainda não compreenderam completamente o complexo mecanismo bioquímico que está por trás do processo para determinar o tamanho e o peso dos grãos no arroz, embora sejam conhecidos papéis importantes desempenhados por vários genes e proteínas.

“Nosso entendimento sobre o mecanismo molecular está cheio de lacunas. Não sabemos como diferentes reguladores se coordenam para regular o tamanho e a forma do grão. As interações genéticas e moleculares entre esses reguladores ainda não são conhecidas. Nesse contexto, nosso estudo é muito significativo”, disse à DH o cientista do NIPGR Jitendra K Thakur, que liderou a equipe.

Thakur e seus colegas do NIPGR descobriram uma mudança genética, que pode ser ativada ou desativada para controlar o tamanho dos grãos. Uma vez ativado, o gene pode influenciar vários outros comportamentos moleculares relacionados ao crescimento de grãos na planta de arroz.
“Quando suprimimos a expressão do gene (OsMed15a ), as sementes se tornaram menores e mais largas. Por outro lado, sua superexpressão aumenta as sementes de arroz. Assim, o nível de expressão do gene tem um efeito profundo no tamanho e no peso dos grãos de arroz ”, afirmou ele.

Impulsionada pelo sucesso inicial no laboratório, a equipe do NIPGR se uniu ao Instituto Indiano de Biotecnologia Agrícola, Ranchi – uma das unidades de pesquisa do Conselho Indiano de Agricultura – para criar plantas de arroz com o gene ativado pelos métodos de criação padrão.
"Esperamos quase dobrar o tamanho do grão, de cerca de 5mm para quase 10mm", disse Thakur.

No entanto, isso pode levar um bom tempo, pois as técnicas de criação padrão consomem muito tempo. Enquanto isso, parte da pesquisa da equipe do NIPGR foi aceita para publicação na revista BBA – Gene Regulatory Mechanisms.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter