Intervenção do Siamt retira Centro-oeste do 1º Leilão Vep/RS
O arroz que será leiloado será destinado apenas para a região Sudeste.
O Distrito Federal também ficou de fora da zona de escoamento
O Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Alimentação do Estado de Mato Grosso Siamt, numa ação rápida junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) conseguiu retirar a região Centro-oeste do edital do primeiro leilão VEP (Valor de Escoamento de Produto) de arroz, que será realizado pela Conab para o Rio Grande do Sul, no próximo dia 10 de janeiro. O arroz que será leiloado será destinado apenas para a região Sudeste.
O leilão previa uma oferta de 7,5 mil toneladas de arroz em casca e a região Centro-oeste seria uma das zonas de escoamento do cereal, que na visão do Siamt prejudicaria toda a cadeia produtiva do Estado.
A informação veio da Diretoria do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) e segundo o próprio instituto, teria como objetivo o escoamento do cereal para regiões consumidoras com dificuldades de acesso ao produto, reduzindo a oferta onde existem excedentes de produção.
Antes da intervenção do Siamt, o edital do leilão exigiria o escoamento do arroz para localidades do Centro-Oeste, Sudeste, para o Distrito Federal e para o mercado externo. Este tipo de mecanismo é utilizado em larga escala para o milho e para o trigo, onde a produção, tradicionalmente, é localizada nas regiões Sul e Centro-Oeste. O preço de referência para o leilão e o valor da subvenção será divulgado 48 horas antes do pregão.
A realização de leilões de arroz gaúcho com VEP é uma reivindicação da Federarroz à Conab desde novembro, quando a comercialização do arroz ao preço de R$ 26,20 foi considerada difícil e pouco atrativa para a indústria gaúcha. Nos últimos leilões, a Conab manteve este preço.
As 7,5 mil toneladas de arroz em casca que serão leiloadas no próximo dia 10 estão depositadas na Cooperativa Agrícola Cachoeirense Ltda (Coriscal), em Cachoeira do Sul (RS). O primeiro leilão deste produto foi cancelado às vésperas do Natal, pois não havia interesse no mercado.