Má-notícia: Índia estende prazo para exportação de quebrados ao Senegal e Gâmbia, clientes do Brasil
(Por Planeta Arroz) Uma notícia preocupante para o mercado brasileiro do arroz e para as exportações de arroz chegou às tradings e indústrias brasileiras esta semana. O Governo da Índia estendeu o prazo para a exportação de arroz quebrado para o Senegal e Gâmbia por meio da National Cooperative Exports Limited (NCEL). Esta notificação foi emitida em 5 de dezembro de 2024. A extensão, em vigor a partir de 30 de novembro de 2024, permitirá que as exportações continuem até 31 de janeiro de 2025.
Preocupa porque Senegal e Gâmbia – juntamente com Serra Leoa – são os maiores países importadores de quebrados de arroz do Brasil e a extensão indiana reduzirá a demanda pelo produto brasileiro.
A decisão foi tomada sob o Foreign Trade (Development & Regulation) Act, 1992, e visa facilitar a exportação de arroz quebrado, pela Índia, para esses países específicos. Espera-se que a extensão beneficie os exportadores indianos e contribua para os ganhos de exportação do país.
A notificação original para a exportação de arroz quebrado para Senegal e Gâmbia foi emitida em 30 de novembro de 2023, com modificações subsequentes em 5 de junho de 2024. A nova extensão dará tempo adicional para os exportadores cumprirem seus compromissos de exportação.