Milhares de luzes iluminam terraços de arroz no Japão
Os voluntários locais se juntam para colocar 21 mil luzes alimentadas por energia solar ao redor do terraço do arroz.
Neste inverno, os viajantes do Japão terão a oportunidade de ver um terraço de arroz transformado em um país das maravilhas do inverno, com a ajuda de milhares de luzes cintilantes.
Um dos ponto turisticos de beleza panorâmica na cidade de Shiroyone, Wajima, é composto por 1.004 arrozais individuais assentados em terraços formados em em colinas íngremes e que se estendem por 3,8 hectares no total. Além de fornecer renda e trabalho para muitas famílias na região, também é um "lugar especial de beleza cênica" designado nacionalmente, pois está com um cenário impressionante no Mar do Japão.
Nos meses mais frios entre outubro e março, no entanto, acontece algo fantástico. Os voluntários locais se juntam para colocar 21 mil luzes alimentadas por energia solar ao redor do terraço do arroz. As cores mudam a cada 30 minutos e fornecem um espetáculo luminoso.
Os cumes cintilantes são um incentivo a mais para os visitantes nos meses de inverno, além de proporcionar uma visão agradável para os moradores locais. Durante o dia, os terraços de arroz são muitas vezes cobertos de neve, mas uma vez que a escuridão cai, o show de luz continua por quatro horas.
Este ano é o sétimo ano em que as luzes foram organizadas e, para 2017, um efeito sonoro dos grilos chilreantes também foi adicionado.
3 Comentários
Tái uma boa idéia… vamos encher de pisca pisca em volta das nossas lavoura e cobrar ingressos pros turistas… Dai talvez tivessemos algum lucro porque a 37 pila pra ter lucro só os pré germinado dessas lavoura de menos de 5 hectares… e o pior é que na colheita vcs vao ver o estouro… só existe uma chance de nos salvarmos ano que vem… Dólar a 4 pila… senão será tufo e mais tudo
Notamos que alguns agentes são totalmente descrentes de alternativas que possam trazer mais renda para o setor arrozeiro, sendo alguns por oportunismo e outros por ignorância mesmo. Se não está dando certo no sistema tradicional, que já remonta há mais de cem anos, porque não mudar um pouco? Será que fazendo sempre a mesma coisa não vamos ter sempre o mesmo resultado? Esta descrença na inovação é desmobilizadora , desmotivadora e atrasa o processo de recuperação do setor. Será que não podemos fazer algo novo? O Japão com estas luzes encontrou o seu caminho, o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves faz barba, bigode e cabelo nos que vão lá visita-los e que ainda saem satisfeitíssimos depois de ter deixado uma boa grana. Temos que viajar, se não via turismo, via cursos de empreendedorismo ou na internet etc. Podemos trabalhar também as receitas, as vendas, o comércio e não somente a produção e a produtividade e ficar esperando que volte as épocas das vacas gordas por um passe de mágica como quem tira o coelho duma cartola ou um uma promessa de um maluco ou demagogo de ocasião. O Natal e o Ano Novo são um momento apropriado para uma reflexão de como mudarmos ou ampliarmos a nossa visão antes que sejamos mudados e, no caso do arroz, tirando a visão somente da lavoura, projetando luzes com novas fontes de energia sobre nossos negócios de modo que sejam rentáveis e nós sermos mobilizadores e motivadores e não vanguardistas do atraso ou profetas do Apocalipse! Feliz Natal a todos!
Tudo bla,bla,bla, estamos no Brasil, e falar de turismo com estradas esburacadas e acessos inacessiveis, só pode ser uma piada. Não vamos sair do foco, se temos capacidade de produzir, não tem porque importar. Precisamos de um governo de soberania Nacional e não esses politiqueiros ladrão q só puxam o assado pro seu braseiro. Acordem , e plantem menos, pois não é o q muitos estão fazendo, aqui na nossa região já diminuimos mais de 50% há anos, plantando soja ou colocando gado. Entendo q muitos estão individados e não vêem outra alternativa, o q é lamentável. Mas uma coisa é certa, esse ano tá mais pra plantio de trigo no verão do que arroz, pq mal quer esquentar e já esfria, qdo arroz quer se desenvolver já vem um balde de agua fria por cima. Enfim no tempo não temos contole, MAS TEMOS O PODER DE ESCOLHA NOS PROXIMOS REPRESENTANTES PARA TER UM PAIS MELHOR, Q QUEM SABE ALGUM DIA CHEGUE AOS PÉS DO JAPÃO.SDS.