Irga projeta colheita gaúcha: 7,92 milhões de toneladas

 Irga projeta colheita gaúcha: 7,92 milhões de toneladas

Colheita do arroz no RS atinge 71% – Foto: Cleiton Ramão/Irga

(Por Irga) Nesta semana, o levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz mostra que foram colhidos até o momento no Estado 679.634 hectares, o que equivale a 71% da área total semeada de 957.185 ha.

Três regionais já ultrapassaram os 70% de área colhida. A mais adiantada continua sendo a Fronteira Oeste, com 78,65% (223.884 ha). Logo após vem a Planície Costeira Externa, com 78,57% (84.083 ha). E a Campanha registra 71,04% (97.319 ha). A Planície Costeira Interna está com 68,23% (94.470), a Zona Sul com 64,88% (105.013) e a região Central com 58,38% (74.855 ha) colhidos.

Já a produtividade média no Estado está em 8.489 quilos por hectare.

A evolução da colheita do arroz é acompanhada pela Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural da autarquia, a partir de informações repassadas pelos produtores aos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates).

ESTIMATIVAS

O Irga calcula uma perda da safra em torno de 7%. Com isso, a produção no Rio Grande do Sul está sendo estimada em 7,92 milhões de toneladas de arroz. No momento, a produção está em 5,77 milhões de toneladas, faltando colher ainda 29% da área total no Estado, o que representa 277.551 hectares.

11 Comentários

  • Gostaria de saber onde está todo este arroz pois planto aqui na costeira externa e por aqui as colheitas foram bem abaixo da média q o irga divulga salvo uns q outros conversador de boteco q colheram bem acima, pois bem acho q para nós só tem uma saída aumentar a soja e na próxima safra deixar as indústrias ce espernear atrás de arroz.

  • Sr. Aluizio, mas plantou arroz em 2021 por que????? Se é tão ruim assim. Por que não plantou alfafa, larga o arroz de mão, plante qualquer coisa, que com certeza será melhor que esse seu comentário. Abraço!!!

  • Esse ano tem que reduzir 20% da área de arroz é simples… O IRGA tem se revelado um órgão instável nos últimos tempos! É muito fácil largar a merda no ventilador e entregar o cargo! Sigo afirmando que o RS colheu bem menos… Daire Coutinho do MAPA afirmou isso há poucos dias atrás! E o MAPA e a Conab geralmente adequam bem a realidade da produção inclusive durante o decorrer do ano! Em regiões como a depressão central e campanha teve muito abandono e falhas… Na zona sul teve o problema do granizo e da salinidade! Repito: Se tivesse sido produzido tanto as grandes não estariam importando as rapas do Mercosul e nem estariam com seus silos com espaço vazio! Os blefes estão aí, mas cai quem quer! Abandonem as CPRs… Plantem mais soja… mais milho… mais boi… mais trigo… mais cevada… mais sorgo!!! 3 aninhos sem comprar trator, colheitadeiras, implementos!!! Perca-se uma batalha, mas que não se perca a guerra!!! E briguem por uma nova securitização de 20 anos com a ajuda do seu sindicato e órgãos de classe como a Federarroz e a Farsul!!! O problema do arrozeiro é a desunião e desorganização. O Cooperativismo perdeu força nos últimos anos! Vocês tem que deixar de ser nota-grande e se profissionalizarem. Tem que reduzir empregos. Tem que parar de cuidar a lavoura do vizinho. Tem que se adequarem a realidade de vocês! Tem que ter eficiência na gestão dos recursos. Controlar e reduzir despesas. Acabou o tempo das vacas gordas! Tirem o rei da barriga e plantem com inteligência com tudo na ponta do lápis! Quem não fizer isso que abandone as lavouras e vá trabalhar de capataz ou gerentão!!! Não tem mais espaço para o amadorismo!

  • Seu Paulo é lamentável os comentários seu sempre impurando o produtor para baixo te garanto que nuca tiro o sapato dos pés para entrar numa lavoura nuca vi alguém aqui concordar com os teus comentário acho q tu tens q ter um pouco de respeito com os comentários dos outros tens horas q chega ser chato parece q tu entende de tudo pois para min tu não passa de um burocrata q fica a trás de uma mesa conversando fiado .

  • Pensando bem seu Paulo quanto a plantar alfafa até estou pensando em plantar mas só ce o senhor comprar para revender o para suas refeições diárias.

  • Claro q o irga tem fazer bonito pro governo, até entendo. Mas pegando essa média das melhores lavouras chegam a essa projeção mesmo, mas teremos pela frente lavouras com 3500kh ou até mesmo menos.ate trazendo de fora pode ser q cheguem a esse número de produção no estado.ano de eleição é crítico mesmo.a produção no RS mal passará dos 6,35 milhões de toneladas, façam suas apostas.

  • Sr. Aluizio, o senhor comenta que é para a indústria espernear atrás do arroz e quer que eu bata palmas. Eu nunca ataquei nenhum produtor aqui, eu não fico mandando vocês espernear com os custos de vocês, pelo contrário, sempre falei que os produtores precisam de profissionalismo e gestão do seu negócio da porteira para dentro, exatamente o que o Sr. Flavio falou acima no seu comentário e que ele próprio sempre me condenou. Nunca coloquei a culpa no produtor quando o arroz foi a 120,00 na pandemia, embora eu julgasse ser muito acima do que o mercado consumidor poderia suportar. Também acho que se não esta bom plantar arroz, não precisa vir aqui externar sua frustração com a orizicultura, atacar a indústria mandando ela espernear atrás de arroz não é o caminho, guarde o seu comentário e não plante arroz, é simples. E como diz o ditado: “quem fala o que quer, ouve o que não quer”. Tenha uma boa semana!!!

  • Meu pai começou a plantar arroz com os 12 anos e parou com 70.
    Só ganhou algum dinheiro no tempo em que colhia de foice e batia na trilhadeira.
    Sua maior alegria foi tirar os 3 filhos da lavoura
    Por sinal eu gostava do plantiu de arroz mas lamentavelmente a gente só trabalhava para banco.
    Engenhos querem lucro e pagam o que querem e o povo quer bem barato .
    Sei oque minha família passou .

  • De fato caro Marcelo, época da trilhadeira se ganhava muito com arroz, era muita gente trabalhando, pra cortar, pra carregar com as caretas …e mesmos assim era vantajoso, mas o Mercosul estragou tudo. Hoje só diversificando com soja pra não ficar refém das indústrias.

  • Para variar a indústria sendo colocada como vilã, sem comentários, é como diz o ditado: ” a incompetência tira a fé de quem se esforça, e ganha o nome de azar”. Entendedores, entenderão!!! Feliz páscoa a todos!!!!!

  • Paulo Marques .
    Vender arroz a 70 reais e falar em incompetência
    ?
    70 reais custa um x salada com uma lata de coca
    Tenho terras mas desisti de plantar
    No começo foi difícil mas hoje vivo muito melhor

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter