Novos patamares, novos desafios

Abertura da colheita põe o arroz na pauta internacional

Consolidada nacionalmente, a 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz traz como tema “A produção de alimentos no pós-pandemia. Novos patamares, novos desafios”, e tem a sua programação voltada a apresentar ferramentas para a gestão de negócios dos produtores. A expectativa é de que 10 mil pessoas participem presencialmente e de forma on-line. O evento acontecerá de 16 a 18 de fevereiro, na Estação Experimental de Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, no município de Capão do Leão, sul gaúcho, e terá mais de 90 expositores.

O presidente da entidade promotora, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, destaca que a informação é cada vez mais um ativo fundamental para a gestão eficiente das propriedades rurais e, por isso, importantes temas serão debatidos no evento. “Nós temos um protagonismo na produção nacional, o que nos traz uma responsabilidade muito grande em apresentar aos produtores e técnicos as ferramentas necessárias para uma boa condução dos seus negócios e as tecnologias fundamentais para a evolução da cultura e do negócio arroz e culturas de terras baixas”, afirmou.

Segundo Velho, neste ano, ocorrerá de forma inédita a visita técnica dos integrantes do Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado (Flar), que fará sua primeira reunião presencial após dois anos, assim como programa a presença de representantes de 17 países da América Latina e do Caribe. A programação do evento contará com pautas de mercado, tendências em relação à demanda alimentar, cenários e perspectivas, sustentabilidade na área ambiental, inovação e tecnologia, bem como gestão eficiente da pecuária. “Também teremos um painel sobre custos de produção, um tema atual e que nos preocupa muito. Enfim, um programa que se encaixa muito bem neste viés que a Federarroz acredita, que é a rotação de culturas. E teremos ainda as homenagens com a entrega da Pá do Arroz”, concluiu.

ATRAÇÃO
Uma das principais atrações da Abertura Oficial da Colheita do Arroz é o roteiro técnico, que apresenta todos os anos novidades aos produtores. Empresas e instituições públicas e privadas mostram as inovações para garantir uma lavoura com maior rendimento e produtividade. E neste ano não será diferente. Segundo o coordenador do Irga na zona sul, André Matos, que conduz a implantação das lavouras experimentais, ao longo destes quatro anos de evento realizado em Capão do Leão, buscou-se elevar o nível das técnicas e ferramentas disponíveis na tentativa de espelhar o que a lavoura vem construindo em tecnologias de ponta, juntamente com as empresas públicas e privadas. “Então, esse é nosso intuito com as vitrines tecnológicas, o de retratar o que há de mais moderno e atual dentro da lavoura”, salientou.

 

Destaques da Programação

16.02.2022 – Quarta-feira
10:00 Reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz
14:00 “A demanda alimentar e o arroz do futuro” – Xico Graziano, engenheiro agrônomo

17.02.2022 – Quinta-feira
13:30 Pecuária como aliada na melhor eficiência do sistema produtivo
16:00 Custos de produção como diferencial estratégico
17:00 “Perspectivas de mercado para a temporada 2022/2023” – Élcio Bento, Safras & Mercado
18:00 Apresentação do programa Duas Safras – Gedeão Pereira, presidente da Farsul
19:00 Homenagens Pá do Arroz e lançamento do livro “Arroz, um alimento de verdade” – Irga e Ufpel

18.02.2022 – Sexta-feira
14:00 Ato da Abertura Oficial da Colheita do Arroz
Diariamente: 7:30 às 16:00: Visitas às vitrinas tecnológicas
FONTE: Federarroz

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter